
TRP EVO12 e TRP Slate EVO - Montagem impulsionada pela Jagwire
19.12.24 07:18 1292024-12-19T07:18:00+01:00Text: Erwin Haiden (Traduzido por IA)Fotos: NoMan, Erwin HaidenSilenciosamente crepita a corrente, silenciosa e potente freia a Slate, dourado brilha como Natal, alegrem-se, o Natal está chegando - com trocas de marchas e freios fora do mainstream da Sram.19.12.24 07:18 2222024-12-19T07:18:00+01:00TRP EVO12 e TRP Slate EVO - Montagem impulsionada pela Jagwire
19.12.24 07:18 2222024-12-19T07:18:00+01:00 Erwin Haiden (Traduzido por IA) NoMan, Erwin HaidenSilenciosamente crepita a corrente, silenciosa e potente freia a Slate, dourado brilha como Natal, alegrem-se, o Natal está chegando - com trocas de marchas e freios fora do mainstream da Sram.19.12.24 07:18 2222024-12-19T07:18:00+01:00A época do Advento é o momento ideal para mexer nas bikes, e como o Natal está logo ali e o preço do ouro está bastante acessível, a bicicleta também pode brilhar, reluzir e cintilar debaixo da árvore de Natal - com o novo grupo TRP Evo12 em dourado.
Minha TRP TR12 anterior cumpriu sua função de forma confiável nos últimos três anos, e quando surgiu recentemente a oportunidade de trocar para a nova Evo12, eu não pude deixar de aproveitá-la imediatamente. O freio correspondente para meu teste de longa duração é o acessível TRP Slate EVO.
Uma troca ou modernização de componentes como essa, em muitos casos, não é um grande mistério, ou pelo menos nada que não possa ser resolvido em duas semanas de férias de Natal. No entanto, isso exige as ferramentas certas e de qualidade sólida.
Algumas ferramentas importantes foram fornecidas pela Jagwire, e meu favorito pessoal é: o Jagwire Pro Cable Crimper and Cutter. Como eu gostaria de já tê-lo há anos! Mas falaremos mais sobre isso depois.
No relatório a seguir, vou guiá-los passo a passo pelo processo de substituição dos componentes, apresentando, além das ferramentas, principalmente as novas peças da TRP e tentando responder a algumas perguntas sobre o porquê de cada escolha.
Tomou forma de alicate combinado, alicate de corte lateral e chave grifo
A missão
Com a troca para o grupo TRP Evo12, também substituo todo o sistema de transmissão, desde o pedivela até o cassete. E com os freios, também serão trocados os discos.
O plano é desmontar as peças existentes no suporte de montagem, para então, no primeiro passo, montar o freio e, no segundo passo, montar e ajustar perfeitamente o sistema de transmissão.
Uma troca de componentes como essa também oferece sempre uma boa oportunidade para limpar e fazer a manutenção da bike de forma razoavelmente adequada. Dependendo da quilometragem e da idade, recomenda-se um serviço da suspensão dianteira e do amortecedor, bem como a substituição de peças móveis, como rolamentos e outras peças de desgaste, como pastilhas de freio ou buchas de deslizamento.
No estado desmontado, também é possível inspecionar bem algumas áreas do quadro que são difíceis de acessar visualmente.
Grupo TRP EVO12
A Evo12 é a segunda edição do grupo de transmissão TRP e a sucessora direta da minha antiga, mas confiável, TR12. Com a EVO12, a TRP oferece pela primeira vez um grupo completo, desde o pedivela até o cassete, incluindo todas as peças relevantes.
Por mais que eu ame meu sistema eletrônico GRX Di2 na bicicleta gravel, eu gosto de usar um sistema tradicional e mecânico na mountain bike – com um gancho de câmbio que pode ser facilmente substituído ou ajustado após um impacto com pedras e com cabos que funcionam de forma independente de bateria e que geralmente podem ser configurados e corrigidos com facilidade.
O novo grupo EVO12 oferece, em comparação com o modelo anterior, algumas melhorias que são especialmente visíveis no câmbio traseiro e no trocador. O mecânico de Aaron Gwin, John Hall, deu nome ao chamado Hall-Lock: o mecanismo ativado por alavanca fixa o câmbio traseiro no ponto de montagem, minimizando movimentos e ruídos indesejados. Além disso, a embreagem foi aprimorada, funcionando agora sem ruídos. Também é possível ajustar a força da embreagem. Mais detalhes sobre isso no teste.
O manípulo de mudanças EVO12 também foi melhorado. A novidade é o interruptor de modo de mudança, com o qual é possível escolher se, ao trocar para uma marcha superior, serão trocadas até quatro marchas ou apenas uma.
A alavanca Advance, que é bastante ajustável, já era uma vantagem no modelo TR12. Após os primeiros testes de mudança ao configurar e no trilho, já posso dizer que o comportamento de mudança, em comparação com o TR12, melhorou significativamente e exige visivelmente menos força nos dedos.
Como o EVO12 se comporta no decorrer do tempo, vocês saberão após uma análise mais longa na primavera.
Especificações Técnicas TRP EVO12
EVO12 Desviador | + Alavanca Hall Lock integrada + Suspensão horizontal entre o acoplamento e o B-Knuckle + Novo acoplamento silencioso + Liberação da gaiola + Gaiola externa em fibra de carbono + Roldanas de 12Z/14Z com rolamentos selados + Cores: Dourado e Prata |
EVO12 Manete de Câmbio | + Ergonomia melhorada + Integração com o manete de freio + Alavanca Advance ajustável + Roteamento clean cockpit + Interruptor de modo de mudança + Cores: Dourado e Prata |
EVO12 Cassete | Compatível com Microspline™ + 10-52Z + 10-11-13-15-18-21-24-28-32-36-44-52 + Dois grandes pinhões de alumínio + Roda dentada monobloco de aço + Interruptor de modo de mudança + Cores: Dourado e Prata |
EVO12 Pedivela | + Layup de alto desempenho + Diâmetro do eixo de 30 mm + Comprimentos de 165 mm e 170 mm + Cores: Dourado e Prata |
Preço: | Preços em euros serão anunciados em breve |
TRP Slate EVO
O freio Slate EVO é, por assim dizer, a porta de entrada para a série EVO da TRP (com Slate, Trail e DHR), e esta é a primeira vez que eu utilizo o freio por um período prolongado.
Em comparação com o TRP DHR EVO, o Slate parece visualmente mais tradicional, lembra um pouco o Shimano XT e possui pinças de freio elegantes e com um design orgânico.
O disco de freio (extra) espesso de 2,3 mm é comum a todos os modelos TRP EVO. Esse material adicional proporciona uma maior capacidade de armazenamento de calor, o que significa que, por um lado, o freio aquece menos rapidamente durante manobras de frenagem intensas. Por outro lado, os discos extra espessos se deformam menos rapidamente e, portanto, geram menos atrito.
Seguindo a recomendação de NoPain, que testou o Slate por um curto período em uma E-Bike, optei pelo disco de 180 mm e estou curioso para ver como ele se comporta em descidas longas.
Outras vantagens do Slate EVO incluem o ajuste da distância da alavanca sem ferramentas, o reservatório de tamanho bastante sólido para, com sorte, uma alta resistência em intervalos de manutenção prolongados e, por último, mas não menos importante, o uso de óleo mineral, que pessoalmente considero muito mais fácil de manusear do que o fluido de freio DOT.
Tech Specs
Einsatzbereich | E-MTB / All Mountain / Tour |
Material | Fundição sob pressão / Alumínio forjado |
Bremssattel | 4 pistões em aço inoxidável |
Bremshebel | Design ergonômico, alavanca para 1-2 dedos / Alumínio |
Griffweite | ajuste sem ferramentas |
Öl | Óleo mineral de alta performance |
Bremsleitung | TRP 5 mm |
Banjo Fit | Conexão Banjo para um roteamento de cabos simples e flexível |
Brembeläge | Azul: orgânico - Cobre: metálico (opcional) |
Bremsscheiben | Espessura de 2,3 mm |
Größen 6-Loch | 180/203 mm |
Größen Centerlock | 160/180/203 mm |
Schaltungs-Integration | Adaptadores: HD3.3/I-spec II HD3.4/ I-spec EV HD4.1 |
Befestigungsstandard | Montagem direta |
Adapter | Post Mount |
Fazer você mesmo vs. Oficina profissional
Com isso, chegamos a um tema fundamental ao qual gostaria de dedicar algumas linhas breves. De modo geral, as oficinas profissionais e os lojistas especializados oferecem serviços sólidos e pacotes de assistência completa. Aqui, pode-se esperar que ferramentas de alta qualidade sejam utilizadas, além de evitar algumas armadilhas em que iniciantes ou autodidatas frequentemente caem.
Por outro lado, uma pequena incursão nas profundezas da mecânica de bicicletas oferece a todos os interessados em tecnologia a oportunidade de conhecer um pouco melhor as peças instaladas. Quando se entende como determinados componentes funcionam e são construídos, fica muito mais fácil otimizá-los ou repará-los.
Como um confesso entusiasta, mecânico amador e artesão de hobby, sempre me divirto aprendendo novas habilidades – seja estudando manuais ou assistindo a diversos tutoriais no YouTube.
A maioria dos trabalhos em uma bicicleta não é ciência de foguetes e geralmente é muito mais tolerante a erros do que instalar e azulejar um banheiro, onde muitas vezes só se tem uma chance de fazer certo (um salve aqui para a inspiradora Invaders-Homebase).
Se a médio prazo é possível economizar dinheiro com isso, depende, além da situação individual do tempo livre, também do conjunto de ferramentas que se tem disponível – ou que ainda precisa ser adquirido. Aqui está uma pequena seleção de ferramentas que não devem faltar em nenhuma oficina de bicicletas e que foram necessárias para o meu projeto específico.
As ferramentas
- um suporte de montagem ou outro suporte adequado para a bike
- um conjunto de chaves Allen e Torx de alta qualidade (ex.: Gedore, Wera, etc.)
- conjunto de chaves de boca (ex.: Proxxon Slim Line)
- ferramenta apropriada para o movimento central (no meu caso Rotor UBB)
- ferramenta para movimento central da coroa Cinch
- saca-cassetes (ex.: Park Tool FR-5.2H)
- chave de corrente para corrente de 12 velocidades (ex.: Park Tool SR-2.3)
- torquímetro (Wera, Syntace, Topeak)
- Opcional: ferramenta de alinhamento para gancheira do câmbio
- Remover as rodas, desmontar os discos de freio e o cassete
- Abrir e retirar o cabo de câmbio (dependendo da complexidade do quadro, pode ser útil puxar imediatamente uma guia para facilitar a reinstalação)
- Desmontar o câmbio traseiro
- Desmontar a pedivela
- Remover o movimento central
- Desmontar a alavanca de freio (se necessário, também os manetes)
- Desmontar os pistões dos freios
- Cortar a linha de freio traseira e retirá-la do quadro (também aqui pode ser útil puxar imediatamente uma nova linha)
Ferramenta de Guiamento Interno Jagwire
Para trabalhar em quadros modernos, ferramentas de roteamento para passagem interna de cabos no quadro são absolutamente indispensáveis. O diferencial da ferramenta da Jagwire é sua forma compacta. Como uma carta na manga ou um canivete suíço em forma de uma caneta marcador, a ferramenta está sempre à mão no bolso da camisa do apaixonado mecânico de bicicletas.
Do pequeno e discreto estojo preto, surge algo ainda menor e mais discreto, onde estão armazenados os adaptadores para todas as ocasiões. Um potente ímã principal de um lado é complementado por um ímã mais fino e flexível do outro lado.
Na prática, o enfiamento de cabos com a ferramenta funciona realmente muito bem e não fica atrás de outras ferramentas. A vantagem dessa solução, além da boa relação custo-benefício, é que você tem todos os adaptadores para cabos mecânicos, mangueiras hidráulicas e fios elétricos reunidos em uma ferramenta muito compacta.
Preço sugerido: € 39,99
Jagwire Pro Alicate de Crimpagem e Corte
Esta ferramenta de corte em forma de papagaio é o meu novo utensílio favorito e me conquistou especialmente por causa de sua função de crimpagem. Pois não só é possível cortar cabos de câmbio e freio com precisão de navalha, mas também prensar e remover terminais de forma profissional: posicione o terminal e o cabo no centro da ferramenta, pressione uma vez, e o terminal fica tão perfeito que desde então me sinto envergonhado por todos os terminais que deixei esmagados até a inutilidade com um alicate universal em minhas bicicletas.
Preço sugerido: € 46,99
Cortador de Cabos Jagwire Pro
Não apenas na cirurgia ou em relacionamentos tóxicos, um corte limpo é muitas vezes a melhor solução para deixar o mínimo de cicatrizes possível. O mesmo vale para cabos teimosos que tendem a desfiar.
Embora o nome em alemão "alicate de corte para capas de cabos" não soe muito atraente, ele é unissex, graças ao ajuste de largura do cabo. Com a parte interna do alicate e o espinho integrado no cabo, os cortes limpos podem ser perfeitamente arredondados novamente.
Preço sugerido: € 48,99
Cortador de Mangueira Hidráulica Jagwire Elite
Fica realmente sério quando passamos das ferramentas Pro para as ferramentas Elite, ou, para continuar na alta arte dos médicos: Para evitar que seja necessário um corte cirúrgico limpo, não se deve improvisar ao cortar os cabos de freio.
Com base na minha própria experiência, posso dizer que ferramentas como o Cortador de Mangueiras e o Needle Driver da Jagwire não podem faltar em nenhuma oficina séria. Cortes ou prensagens inadequadas em mangueiras hidráulicas podem causar problemas e vazamentos muito tempo após a instalação.
Por isso, o cortador de cabos Elite da Jagwire pode parecer um pouco superdimensionado à primeira vista, mas a sensação de colocar a mangueira na ferramenta de alumínio e cortá-la com suavidade em um ângulo reto perfeito não deixa nenhum entusiasta de ferramentas indiferente.
Para garantir que isso continue assim, as lâminas Hattori Hanzō podem ser facilmente substituídas.
Preço sugerido: € 79,99
Jagwire Pro Needle Driver
Sobre a ferramenta de inserção para buchas de suporte de conduíte de freio, pode-se dizer algo semelhante ao que foi dito sobre o cortador de cabos Elite. A agulha (bucha de suporte) deve estar perfeitamente posicionada durante a instalação. E para garantir que nem o conduíte nem a bucha sejam danificados no processo, o uso de um martelo é absolutamente proibido.
Embora existam ferramentas hidráulicas da Jagwire também em formatos compactos e econômicos, já ao utilizar a ferramenta Pro com o dispositivo Needle-Starter fica claro que esta ferramenta pertence a um nível completamente diferente. A fixação de duas vias permite prender conduítes com diâmetros de 5 mm ou 5,5 mm.
Preço sugerido: € 59,99
Jagwire Sport Cortador de Abraçadeiras
Admita-se, um alicate de abraçadeira é, naturalmente, um certo luxo em uma oficina de hobby, onde quase tudo pode ser resolvido com a sagrada trindade dos alicates (materializada na forma de alicate universal, alicate de corte lateral e chave de grifo). No entanto, não só possui estilo, mas também vantagens inegáveis, como poder cortar as abraçadeiras do cabo de freio com a precisão de um relojoeiro em um quadro de carbono fosco de 800 gramas.
Preço sugerido: € 19,99
Ferramenta Multiuso para Freios a Disco Jagwire
Quando os trabalhos mais delicados no sistema de freios estão concluídos, quando os tubos são cortados, prensados e vedados com precisão de milésimos de milímetro e alinhados com centésimos de grau, no final, nenhum olho deve ficar seco e nenhum disco de freio deve estar empenado. Pois somente um disco de freio silencioso é um bom disco de freio. Nesse sentido, a ferramenta multifuncional para discos de freio da Jagwire cobre as seguintes quatro funções:
+ Espalhador de pistões e pastilhas de freio para separar facilmente os pistões e as pastilhas de freio
+ Ferramenta para alinhamento de discos de freio para ajustar discos empenados
+ Trava de transporte / espaçador para uso entre as pastilhas de freio
+ Bloco de sangria para bloquear a pinça de freio durante o processo de sangria
Preço sugerido: € 43,99
Instalar freios e cortar mangueiras
Depois de remover todas as coberturas e retirar as linhas do quadro, eu fecho a antiga linha do freio traseiro para evitar que mais fluido de freio vaze. Se o comprimento das linhas estiver 100% correto, você pode marcar as novas linhas de freio imediatamente para cortá-las posteriormente.
Vou deixar as novas linhas alguns centímetros mais longas. No primeiro passo, passo as novas linhas pelo quadro com a ajuda da ferramenta da Jagwire e monto as pinças e os manetes de freio, inicialmente de forma bem solta.
Agora vem a parte final, mas também a mais difícil da montagem dos freios: o corte. Depois de marcar ambas as linhas de freio no local correto, deixando uma pequena margem, um corte limpo e perpendicular com o "Jagwire Elite Hydraulic Hose Cutter” cria as condições ideais para, em seguida, pressionar a luva de suporte com o "Jagwire Pro Needle Driver”. Antes de pressionar, é essencial colocar a tampa de proteção, a oliva e o parafuso na linha. Ao apertar a linha, deve-se prestar atenção ao posicionamento correto para evitar que ela torça durante a prensagem.
No caso do TRP Slate, o ponto de pressão já está bastante bom, mesmo após a abertura da linha. No freio dianteiro, ele está perfeito; o traseiro, eu vou sangrar rapidamente mais tarde.
Existem alguns obstáculos, desde as passagens internas de cabos dos quadros, que são parcialmente diferentes e difíceis, até o corte e a prensagem precisos das linhas hidráulicas. Para iniciantes no tema, eu recomendaria primeiro adquirir uma certa segurança em outros trabalhos na bicicleta. Minha dica para os profissionais, no entanto: não se esqueçam de colocar a tampa da linha de freio antes de prensar!
Antes de tudo ser apertado e ajustado perfeitamente, ainda precisamos dos discos de freio.
Montar discos de freio
Mesmo que os freios sejam considerados parte da infraestrutura crítica: trocar esses componentes móveis e transformadores de energia na roda é algo que até mesmo iniciantes podem se atrever a fazer.
O disco de freio TRP, com sua espessura de 2,3 mm, é uma característica especial. Se, como no meu caso, não for um disco Centerlock, a troca pode ser feita facilmente, sem ferramentas especiais. Aplicar o torque correto é sempre uma vantagem; além disso, é importante prestar atenção à direção de rotação do disco e garantir que ele esteja bem assentado.
Após a instalação das rodas, já se pode fixar as alavancas e as pinças de freio. No meu caso, ainda falta trocar o cassete na roda traseira.
Instalar o movimento central
Existem basicamente apenas três tipos de eixos do movimento central: os amigáveis, os emperrados e o tipo intermediário Pressfit. A maioria dos fabricantes voltou a usar os rolamentos BSA, que são mais fáceis de manter. Isso também se aplica ao meu quadro Mondraker.
Ao desmontar, é importante prestar atenção à direção da rosca, pois o lado da transmissão possui uma rosca inversa (geralmente indicada por setas).
Antes da montagem, ajusto os espaçadores de acordo com a recomendação do manual para obter a linha de corrente ideal.
Na montagem, além de ler o manual, é especialmente importante nunca apertar as roscas a seco, para que fiquem mais resistentes à sujeira e à corrosão e possam ser soltas novamente mais tarde. 50 Nm de torque é o indicado na inscrição do rolamento, ou seja, para todos que não possuem uma chave de torque adequada: apenas aperte bem firme.
Instalar o pedivela
Depois do movimento central, vem o pedivela. Eu adoro esse tipo de pedivela Cinch. Assim, o pedivela TRP Evo12 também pode ser desmontado e remontado com facilidade, por exemplo, para trocar a coroa. Esta última é simplesmente encaixada e fixada com a ajuda de uma ferramenta de movimento central.
Todo o sistema não se compara a alguns padrões mais antigos de pedivela e movimento central, onde muitas vezes era necessário agir com cuidado para evitar desalinhamentos ou apertar as coroas de forma inadequada. A mudança da relação de marchas pela troca da coroa é, com o sistema Cinch, uma questão de poucos minutos.
Montar o cassete
Para a troca confortável do cassete, a ferramenta correta é essencial. Repetidamente, me irritei com extratores de catraca baratos ou chaves de corrente, que acabam fazendo com que o pinhão deslize ou que a ferramenta nem consiga ser posicionada corretamente.
Antes de montar o novo cassete, ainda preciso trocar o corpo do freehub. O antigo cassete Garbaruk era compatível com XD, enquanto o novo cassete é compatível com o padrão Ratchet-EXP. Em um conjunto de rodas de alta qualidade, como o DT XMC 1200 Spline, é extremamente fácil trocar o corpo do freehub graças ao cubo DT-Swiss 180. Ao olhar para o interior do freehub, fica evidente a genial simplicidade e robustez da tecnologia Ratchet da DT-Swiss.
Depois de alinhar, encaixar e parafusar o cassete, é hora dos passos finais e mais trabalhosos da modificação.
Montar o câmbio traseiro e passar os cabos
Manusear o câmbio TRP EVO12 é um verdadeiro prazer, porque se percebe como a peça é sólida e bem acabada. Detalhes como a embreagem ajustável ou a liberação da gaiola (a alavanca para soltar a gaiola) são soluções bem pensadas, e cada roldana, cada parafuso transmite uma sensação de qualidade e está perfeitamente ajustado. Consequentemente, o câmbio é fácil de montar e os cabos também são instalados rapidamente.
Se o câmbio antigo já foi desmontado, isso sempre oferece uma boa oportunidade para verificar o alinhamento do gancho de câmbio.
Instalar alavancas de câmbio e ajustar os cabos
A alavanca de câmbio é fixada diretamente à alavanca de freio com um adaptador Matchmaker. Aqui também, os detalhes bem pensados chamam minha atenção. À primeira vista, o adaptador parece um pouco complexo, mas, devido a essa conexão em três partes com a fixação do guidão, há uma área de ajuste relativamente boa para a posição da alavanca de câmbio. Graças ao alto nível de precisão das peças, a alavanca de câmbio fica no final muito ergonômica. A posição do polegar pode ser ajustada diretamente na alavanca em uma faixa relativamente ampla.
Ao cortar os cabos, deve-se garantir que eles sejam suficientemente longos para permitir o movimento total do guidão (ou quedas). A ferramenta correta para o corte é importante para que, em primeiro lugar, os cortes sejam limpos e, em segundo lugar, para que a capa do cabo Bowden fique novamente bem arredondada na extremidade.
Os terminais são essenciais para que os cabos fiquem bem ajustados e firmes em suas posições finais, garantindo que nada se desfie a longo prazo.
Ajustar o comprimento da corrente e regular o câmbio
Último passo antes de partir para as trilhas: ajustar corretamente o comprimento da corrente. Aqui, sigo estritamente o manual, esvaziando o ar do amortecedor e cortando a corrente conforme as instruções.
O mais importante é, em primeiro lugar, a distância correta entre o câmbio traseiro e o cassete, que é ajustada com a ajuda do parafuso B. Se estiver muito próximo, o câmbio empurra a corrente para o próximo pinhão maior; se a distância for muito grande, as trocas de marcha não serão tão precisas.
O segundo fator importante é o comprimento correto da corrente, para que, por um lado, ela não fique muito frouxa ou ainda esteja tensionada no menor pinhão, e, por outro lado, tenha reservas suficientes ao comprimir totalmente no maior pinhão.
Se os dois ajustes estiverem corretos, é hora de fazer o ajuste fino da linha da corrente, para que ela fique bem centralizada nos pinhões. Por fim, deve-se ajustar os dois limitadores (parafusos High e Low), e então é só partir para a diversão.
O resultado e a perspectiva
A reforma pré-natal já foi muito divertida para mim e as primeiras duas saídas foram muito promissoras. Montar algo na oficina de hobby sempre nos aproxima um pouco mais da tecnologia instalada e das ideias por trás dos desenvolvimentos dos engenheiros. Na trilha, esse conhecimento não ajuda apenas em caso de defeitos, mas também na otimização para as próprias necessidades - seja, como no caso da TRP, o ajuste de vários alcances e ergonomias das alavancas, bem como a avaliação das funções e seus limites (palavra-chave: Hall-Lock, diâmetro dos discos de freio, etc.).
Na segunda parte desta história, haverá um teste detalhado do grupo TRP Slate e TRP EVO12.
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