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Der B Works: Comprimento correto da corrente para Gravel, Road e MTB

Der B Works: Comprimento correto da corrente para Gravel, Road e MTB

20.02.25 08:05 1Text: Der Baranski (Traduzido por IA)Fotos: Der BaranskiGuia para a corrente perfeita. Escolha de produtos, comprimento ideal e dicas secretas de especialistas para todos os tipos de bicicletas e fabricantes de grupos!20.02.25 08:05 43

Der B Works: Comprimento correto da corrente para Gravel, Road e MTB

20.02.25 08:05 43 Der Baranski (Traduzido por IA) Der Baranski
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  • AI-generated translation refers to the process of using artificial intelligence, particularly machine learning models, to automatically translate text or speech from one language to another. These systems, such as neural machine translation models, analyze large datasets of multilingual content to learn patterns and associations between languages. The generated translations are based on statistical probabilities and context learned during training.
Guia para a corrente perfeita. Escolha de produtos, comprimento ideal e dicas secretas de especialistas para todos os tipos de bicicletas e fabricantes de grupos!20.02.25 08:05 43

Três das perguntas mais frequentes que chegam na minha caixa de entrada:

#1 "Preciso mesmo encerar a corrente?"
#2 "Qual é a corrente certa para minha bike?"
#3 "E qual deve ser o comprimento da nova corrente?"


Enquanto a primeira pergunta pode ser respondida de forma simples com „sim, com certeza“, as outras duas levam um pouco mais de tempo e, infelizmente, a resposta padrão é inicialmente „depende“. Mas não se preocupe, eu definitivamente posso trazer clareza para esse assunto.

Não se deixe intimidar caso o tema pareça complicado à primeira vista. Eu te guiarei (virtualmente, é claro) e resolverei o mistério passo a passo para você.

E se você quiser fazer tudo de forma impecável, nada supera uma corrente encerada - por exemplo, uma da minha derbaranski.shop.

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Igual, mas diferente

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Além do grupo de câmbios, há uma série de outros fatores que influenciam o seu setup:

► Bicicleta de estrada, gravel bike, MTB hardtail ou o sofá totalmente suspenso?
► Quais coroas estão girando na frente? Como é a gradação do cassete? E a gaiola do câmbio traseiro é padrão ou está turbinada (por exemplo, OSPW da CeramicSpeed)?
► Vocês gostam de alternar entre coroa simples e dupla ou brincar com as gradações do cassete como um DJ com suas faixas?
► Dependendo do quadro e, possivelmente, também do tamanho das rodas, o comprimento da traseira pode variar – e, com isso, também o comprimento necessário da corrente.

Na maioria dos casos, o grupo, junto com a relação de marchas, já é suficiente para determinar se será necessária uma corrente 116 ou 126 da Shimano ou uma 114, 120 ou 126 da SRAM. Esses números representam a quantidade de elos ou „links“, e na maioria das vezes significa: „Provavelmente será preciso encurtar um pouco.“ Mas, afinal, por que encurtar?

Durante a montagem inicial pelo fabricante, as correntes são entregues como material em metro. No processo de produção, está definido exatamente qual será o comprimento da corrente – dependendo do tamanho e da especificação. Isso tem a vantagem de evitar sobras desnecessárias que precisariam ser descartadas. Já os clientes finais recebem correntes com comprimentos padronizados, de modo que o encurtamento geralmente é inevitável. Isso não é um grande problema, mas atenção: uma vez removidos, os elos não podem ser simplesmente recolocados. Por isso, a regra é: meça três vezes antes de cortar!

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Em princípio, existem duas maneiras de determinar o comprimento correto da corrente.

Opção número um soa tão simples quanto plausível: Baseia-se no comprimento da corrente instalada pelo fabricante. Se até agora tudo funcionou bem, essa é a escolha mais óbvia. No entanto, isso nem sempre é a solução perfeita – por exemplo, porque já havia um erro ou porque algo foi alterado no meio do caminho. Por exemplo, o cassete pode ter sido trocado de 11-30 para 11-34 dentes, ou um câmbio traseiro com roldanas maiores e uma gaiola mais longa pode ter sido instalado. À primeira vista, isso pode parecer adequado, mas vale a pena observar o câmbio em marchas extremas, como 54/34. Se ele estiver quase horizontal e prestes a se romper, algo está completamente fora do lugar. É importante ter cuidado ao trocar gradualmente para marchas mais altas – uma corrente muito curta frequentemente se manifesta com ruídos de trituração.

Eu realmente já estive no terreno com um amigo quando uma corrente instalada posteriormente era muito curta – isso terminou em um desastre no câmbio traseiro junto com um raio quebrado. Parece bobo, mas quem encerra correntes e as guarda em uma caixa deve, antes da instalação, verificar o comprimento. Simplesmente colocar a corrente antiga e a nova lado a lado ajuda a evitar esses erros. Ainda assim, vale a regra: Sempre conte os elos! Pois, dependendo do desgaste e do alongamento, você também pode cometer um engano.

A visão geral a seguir mostra bem como o tamanho do cassete e o câmbio traseiro influenciam o comprimento da corrente. Isso deve sempre ser levado em consideração em modificações – e não se esqueça das bicicletas full suspension: a corrente „esticará“ quando o quadro traseiro comprimir.

  • Configuração clássica na minha Scott Foil: gaiola padrão e cassete 10-33Configuração clássica na minha Scott Foil: gaiola padrão e cassete 10-33
    Configuração clássica na minha Scott Foil: gaiola padrão e cassete 10-33
    Configuração clássica na minha Scott Foil: gaiola padrão e cassete 10-33
  • No meu Scott Plasma TT está montado um cage OSPW e um cassete 11-34.No meu Scott Plasma TT está montado um cage OSPW e um cassete 11-34.
    No meu Scott Plasma TT está montado um cage OSPW e um cassete 11-34.
    No meu Scott Plasma TT está montado um cage OSPW e um cassete 11-34.
  • O câmbio Eagle na minha Scott Spark só começou a funcionar corretamente na 10ª engrenagem do cassete Garbaruk...O câmbio Eagle na minha Scott Spark só começou a funcionar corretamente na 10ª engrenagem do cassete Garbaruk...
    O câmbio Eagle na minha Scott Spark só começou a funcionar corretamente na 10ª engrenagem do cassete Garbaruk...
    O câmbio Eagle na minha Scott Spark só começou a funcionar corretamente na 10ª engrenagem do cassete Garbaruk...
  • ... e depois na 52. Atenção: O câmbio traseiro ainda precisa de um pouco de espaço e se desloca ainda mais para frente ao comprimir totalmente a suspensão.... e depois na 52. Atenção: O câmbio traseiro ainda precisa de um pouco de espaço e se desloca ainda mais para frente ao comprimir totalmente a suspensão.
    ... e depois na 52. Atenção: O câmbio traseiro ainda precisa de um pouco de espaço e se desloca ainda mais para frente ao comprimir totalmente a suspensão.
    ... e depois na 52. Atenção: O câmbio traseiro ainda precisa de um pouco de espaço e se desloca ainda mais para frente ao comprimir totalmente a suspensão.
  • Mas também funciona ao contrário...Mas também funciona ao contrário...
    Mas também funciona ao contrário...
    Mas também funciona ao contrário...
  • Trocar rapidamente da coroa 60 para a 56 e, de repente, a corrente está muito longa.Trocar rapidamente da coroa 60 para a 56 e, de repente, a corrente está muito longa.
    Trocar rapidamente da coroa 60 para a 56 e, de repente, a corrente está muito longa.
    Trocar rapidamente da coroa 60 para a 56 e, de repente, a corrente está muito longa.
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Discreto, mas importante: o pequeno guia de corrente na gaiola do câmbio.
Opção número dois: Quando uma bicicleta é montada do zero, se você segue as dicas dos dois grandes fabricantes de correntes ou tenta pesquisar algo sobre o assunto, as coisas podem rapidamente ficar confusas. Era fácil apenas antigamente – antes de dezenas de grupos de transmissão, categorias de bicicletas e da supostamente perfeita compatibilidade dentro das marcas.

Começando com a Shimano

Primeiro, uma citação precisa dos japoneses: "Por isso, não é possível dar uma resposta geral para determinar o comprimento da corrente!" Dependendo do grupo de transmissão ou do tipo de câmbio traseiro, eles fornecem uma série de recomendações:Importante nesse método: Para isso, a corrente deve ser colocada na maior coroa e no maior pinhão, mas ainda não deve ser passada pelo câmbio traseiro. Em seguida, alguns elos da corrente são adicionados para garantir segurança. Quanto maior a amplitude do cassete, mais elos são adicionados – isso começa com dois e pode ser ampliado para até seis elos.

Pequena digressão: Sempre vale a pena prestar atenção à pequena guia no câmbio traseiro e passar a corrente corretamente. Um exemplo prático: Um colega ciclista tinha montado isso de forma errada e – teimoso como era – simplesmente esperou que a peça se desgastasse sozinha. Depois de algumas semanas, isso realmente funcionou. E Christoph Strasser realmente atravessou a Itália assim uma vez. Dá para fazer isso, mas não é necessário, embora, é claro, seja preciso coragem para admitir algo assim e, após 775 quilômetros, ainda assim vencer. No entanto, Marginal Gains são outra história.

Atenção

Certifiquem-se, ao usar bicicletas Fully, de que a corrente ainda tenha jogo suficiente na posição maior coroa / maior pinhão e com o amortecedor totalmente comprimido. Caso contrário, durante a primeira compressão total no terreno, haverá um forte "bang" - e a corrente pode se romper. Há um vídeo muito ilustrativo sobre isso feito pelos amigos da bike-components:

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SRAM

A SRAM oferece, de forma prática, diversos vídeos dependendo do tipo de bicicleta.

Além disso, há um calculador, no qual é possível inserir vários parâmetros – e que então fornece o comprimento correto da corrente.

Aliás: Todas as correntes Flattop Road dos americanos já são compatíveis tanto com grupos de 12 velocidades quanto com os de 13 velocidades – algo que não acontecia há muito tempo. Atualmente, a SRAM oferece cassetes de 13 velocidades apenas para gravel bikes, e as peças correspondentes estão sob o nome XPLR, mas é certo que 12 pinhões não serão o limite também para MTB e Road.

Um pequeno exercício mental sobre um grupo TT de 13 velocidades com integração de peças XPLR já vem circulando na mente – só falta, além dos pequenos detalhes, um quadro de contrarrelógio com gancheira UDH.

SRAM Red AXS Road

MTB je nach 1-, 2- oder 3-fach Schaltung

Gravel/XPLR

Encerradas em cera, essas correntes de 12/13 velocidades estão disponíveis para mim em duas variantes no derbaranski.shop:

► Ajustadas com Molten Speed Wax.
► Exclusivo e disponível apenas comigo: com Dry Fluid Formula S Chain Ceramic cera quente, incluindo lubrificante adicional.

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Dicas finais de sobrevivência

Não importa de qual bicicleta se trata – para esses casos, recomenda-se o uso de elos de engate rápido para correntes, que podem ser reutilizados várias vezes. Por exemplo, os da YBN, que eu ofereço na minha loja. Já os da Shimano e SRAM devem, oficialmente, ser usados apenas uma vez – e, espertos como são, recomendam um novo a cada vez. Recentemente, passei a ter também no meu sortimento elos de engate rápido YBN para correntes Flattop.

E como faço isso nas minhas bicicletas – e por que às vezes de forma diferente do recomendado?
Nas bicicletas com câmbio dianteiro, eu deixo a corrente o mais longa possível. O motivo: quero ter o máximo de flexibilidade entre coroas e cassetes, sem me limitar a uma configuração específica por causa do comprimento da corrente. Isso porque troco as peças com muita frequência.

Na montagem inicial, coloco a corrente na coroa menor na frente e no pinhão menor atrás com 11 dentes. Tensiono o câmbio traseiro apenas levemente. Assim, a corrente não fica solta nesse "pior" câmbio, que quase não uso de qualquer forma. Ao mesmo tempo, na parte superior – na coroa maior e no "anel de resgate" com pinhão de 30 ou até 34 dentes (tudo Shimano!) – há espaço suficiente sem que nada seja danificado.

Caso não seja possível trocar as marchas: Eu desativei todos os sistemas de assistência como Synchro-Shift e similares no Di2. Quero decidir conscientemente quando o câmbio dianteiro deve se mover – e quando não. Especialmente com um pinhão de 34 dentes, muitas subidas podem ser vencidas ainda na coroa maior, sem precisar trocar para a menor (pelo menos aqui no norte). Um grande abraço aos meus críticos no Allgäu com seus genes de escaladores – eu também gosto de vocês.

O mesmo acontece com minhas bicicletas de contra-relógio, que, na frente, geralmente têm apenas uma coroa bem grande. Essas quase sempre possuem um câmbio traseiro especial, que requer uma corrente mais longa em combinação. O clássico: 58 dentes na frente, 11-30 dentes atrás, junto com uma gaiola de câmbio OSPW. Nesse caso, o comprimento original da corrente de 116 elos sempre funciona para mim. Isso mantém o câmbio traseiro tensionado no pinhão de 11 dentes, e no de 30 ainda há reserva suficiente – sem ficar na horizontal ou causar ruídos.

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Ganhos Marginais

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Marginal Gains através da correta fixação da mola de pré-carga na gaiola OSPW da Dinamarca.

Outro ponto positivo para todos os "Marginal Gainer": Pelo menos teoricamente, uma menor tensão na corrente também resulta em menos atrito. É exatamente para isso que as gaiolas OSPW da CeramicSpeed oferecem dois a quatro furos para o encaixe da mola de tensão do câmbio. Eu escolho - exatamente - sempre um dos furos inferiores com menos tensão. É um mundo completamente diferente em comparação à solução padrão da Shimano. Para maior tensão, os furos superiores são mais adequados.

Aliás, essa também é a recomendação de Dennis Løh da CeramicSpeed, que normalmente trabalha com profissionais - e a quem eu, com meu jeito discreto, ocasionalmente incomodo para saber os detalhes exatos. Mange tak (muito obrigado) por sua paciência em Holstebro!

Trecho do manual da CeramicSpeed: "Observe as quatro configurações de tensão da mola na gaiola OSPW: de H (alta) a L (baixa). A configuração de tensão L reduz tanto a tensão da corrente quanto o atrito, mas pode levar a um desempenho de troca ligeiramente comprometido. A configuração de tensão H oferece o melhor desempenho de troca, mas aumenta o atrito em comparação com configurações de menor tensão.
Para terrenos mistos gerais (cascalho/gravel) ou corridas de Cyclo-Cross, escolha o orifício de tensão da mola próximo a H (segunda maior tensão) e insira a extremidade da mola até que ela esteja encaixada."

Para que tudo funcione e a corrente permaneça no prato único, na maioria dos casos eu utilizo pratos da Garbaruk. Seus dentes são 40% mais longos que os da concorrência - uma vantagem clara. Todos os outros pratos sem desviador eu só recomendo em combinação com um guia de corrente!

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Quando eu vario a relação de marchas dependendo do percurso, também vale sempre a pena dar uma olhada no comprimento da corrente. Com um prato de 60 dentes ou maior, ou com uma maior variação no cassete – como de 11-34 na Shimano ou até de 10-28 para 10-36 na SRAM – isso se torna ainda mais importante. Por isso, eu sempre levo correntes pré-cortadas com mais ou menos de 116 elos na minha caixa de ferramentas.

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Conclusão: Com o método certo para o comprimento ideal da corrente!

O comprimento ideal da corrente depende de muitos fatores, mas com as dicas, vídeos e ferramentas mencionados acima, você encontrará o ajuste ideal para sua bike.

Ainda tem dúvidas? Escreva um comentário abaixo ou dê uma olhada na minha loja - terei o maior prazer em ajudá-lo!