
Der B Works: Comprimento correto da corrente para Gravel, Road e MTB
20.02.25 08:05 12025-02-20T08:05:00+01:00Text: Der Baranski (Traduzido por IA)Fotos: Der BaranskiGuia para a corrente perfeita. Escolha de produtos, comprimento ideal e dicas secretas de especialistas para todos os tipos de bicicletas e fabricantes de grupos!20.02.25 08:05 432025-02-20T08:05:00+01:00Der B Works: Comprimento correto da corrente para Gravel, Road e MTB
20.02.25 08:05 432025-02-20T08:05:00+01:00 Der Baranski (Traduzido por IA) Der BaranskiGuia para a corrente perfeita. Escolha de produtos, comprimento ideal e dicas secretas de especialistas para todos os tipos de bicicletas e fabricantes de grupos!20.02.25 08:05 432025-02-20T08:05:00+01:00Três das perguntas mais frequentes que chegam na minha caixa de entrada:
#1 "Preciso mesmo encerar a corrente?"
#2 "Qual é a corrente certa para minha bike?"
#3 "E qual deve ser o comprimento da nova corrente?"
Enquanto a primeira pergunta pode ser respondida de forma simples com „sim, com certeza“, as outras duas levam um pouco mais de tempo e, infelizmente, a resposta padrão é inicialmente „depende“. Mas não se preocupe, eu definitivamente posso trazer clareza para esse assunto.
Não se deixe intimidar caso o tema pareça complicado à primeira vista. Eu te guiarei (virtualmente, é claro) e resolverei o mistério passo a passo para você.
E se você quiser fazer tudo de forma impecável, nada supera uma corrente encerada - por exemplo, uma da minha derbaranski.shop.
Igual, mas diferente
Além do grupo de câmbios, há uma série de outros fatores que influenciam o seu setup:
► Bicicleta de estrada, gravel bike, MTB hardtail ou o sofá totalmente suspenso?
► Quais coroas estão girando na frente? Como é a gradação do cassete? E a gaiola do câmbio traseiro é padrão ou está turbinada (por exemplo, OSPW da CeramicSpeed)?
► Vocês gostam de alternar entre coroa simples e dupla ou brincar com as gradações do cassete como um DJ com suas faixas?
► Dependendo do quadro e, possivelmente, também do tamanho das rodas, o comprimento da traseira pode variar – e, com isso, também o comprimento necessário da corrente.
Na maioria dos casos, o grupo, junto com a relação de marchas, já é suficiente para determinar se será necessária uma corrente 116 ou 126 da Shimano ou uma 114, 120 ou 126 da SRAM. Esses números representam a quantidade de elos ou „links“, e na maioria das vezes significa: „Provavelmente será preciso encurtar um pouco.“ Mas, afinal, por que encurtar?
Durante a montagem inicial pelo fabricante, as correntes são entregues como material em metro. No processo de produção, está definido exatamente qual será o comprimento da corrente – dependendo do tamanho e da especificação. Isso tem a vantagem de evitar sobras desnecessárias que precisariam ser descartadas. Já os clientes finais recebem correntes com comprimentos padronizados, de modo que o encurtamento geralmente é inevitável. Isso não é um grande problema, mas atenção: uma vez removidos, os elos não podem ser simplesmente recolocados. Por isso, a regra é: meça três vezes antes de cortar!
Em princípio, existem duas maneiras de determinar o comprimento correto da corrente.
Opção número um soa tão simples quanto plausível: Baseia-se no comprimento da corrente instalada pelo fabricante. Se até agora tudo funcionou bem, essa é a escolha mais óbvia. No entanto, isso nem sempre é a solução perfeita – por exemplo, porque já havia um erro ou porque algo foi alterado no meio do caminho. Por exemplo, o cassete pode ter sido trocado de 11-30 para 11-34 dentes, ou um câmbio traseiro com roldanas maiores e uma gaiola mais longa pode ter sido instalado. À primeira vista, isso pode parecer adequado, mas vale a pena observar o câmbio em marchas extremas, como 54/34. Se ele estiver quase horizontal e prestes a se romper, algo está completamente fora do lugar. É importante ter cuidado ao trocar gradualmente para marchas mais altas – uma corrente muito curta frequentemente se manifesta com ruídos de trituração.
Eu realmente já estive no terreno com um amigo quando uma corrente instalada posteriormente era muito curta – isso terminou em um desastre no câmbio traseiro junto com um raio quebrado. Parece bobo, mas quem encerra correntes e as guarda em uma caixa deve, antes da instalação, verificar o comprimento. Simplesmente colocar a corrente antiga e a nova lado a lado ajuda a evitar esses erros. Ainda assim, vale a regra: Sempre conte os elos! Pois, dependendo do desgaste e do alongamento, você também pode cometer um engano.
A visão geral a seguir mostra bem como o tamanho do cassete e o câmbio traseiro influenciam o comprimento da corrente. Isso deve sempre ser levado em consideração em modificações – e não se esqueça das bicicletas full suspension: a corrente „esticará“ quando o quadro traseiro comprimir.
- ... e depois na 52. Atenção: O câmbio traseiro ainda precisa de um pouco de espaço e se desloca ainda mais para frente ao comprimir totalmente a suspensão.... e depois na 52. Atenção: O câmbio traseiro ainda precisa de um pouco de espaço e se desloca ainda mais para frente ao comprimir totalmente a suspensão.
Começando com a Shimano
Primeiro, uma citação precisa dos japoneses: "Por isso, não é possível dar uma resposta geral para determinar o comprimento da corrente!" Dependendo do grupo de transmissão ou do tipo de câmbio traseiro, eles fornecem uma série de recomendações:Importante nesse método: Para isso, a corrente deve ser colocada na maior coroa e no maior pinhão, mas ainda não deve ser passada pelo câmbio traseiro. Em seguida, alguns elos da corrente são adicionados para garantir segurança. Quanto maior a amplitude do cassete, mais elos são adicionados – isso começa com dois e pode ser ampliado para até seis elos.
Pequena digressão: Sempre vale a pena prestar atenção à pequena guia no câmbio traseiro e passar a corrente corretamente. Um exemplo prático: Um colega ciclista tinha montado isso de forma errada e – teimoso como era – simplesmente esperou que a peça se desgastasse sozinha. Depois de algumas semanas, isso realmente funcionou. E Christoph Strasser realmente atravessou a Itália assim uma vez. Dá para fazer isso, mas não é necessário, embora, é claro, seja preciso coragem para admitir algo assim e, após 775 quilômetros, ainda assim vencer. No entanto, Marginal Gains são outra história.
Atenção
Certifiquem-se, ao usar bicicletas Fully, de que a corrente ainda tenha jogo suficiente na posição maior coroa / maior pinhão e com o amortecedor totalmente comprimido. Caso contrário, durante a primeira compressão total no terreno, haverá um forte "bang" - e a corrente pode se romper. Há um vídeo muito ilustrativo sobre isso feito pelos amigos da bike-components:
SRAM
A SRAM oferece, de forma prática, diversos vídeos dependendo do tipo de bicicleta.
Além disso, há um calculador, no qual é possível inserir vários parâmetros – e que então fornece o comprimento correto da corrente.
Aliás: Todas as correntes Flattop Road dos americanos já são compatíveis tanto com grupos de 12 velocidades quanto com os de 13 velocidades – algo que não acontecia há muito tempo. Atualmente, a SRAM oferece cassetes de 13 velocidades apenas para gravel bikes, e as peças correspondentes estão sob o nome XPLR, mas é certo que 12 pinhões não serão o limite também para MTB e Road.
Um pequeno exercício mental sobre um grupo TT de 13 velocidades com integração de peças XPLR já vem circulando na mente – só falta, além dos pequenos detalhes, um quadro de contrarrelógio com gancheira UDH.
SRAM Red AXS Road
MTB je nach 1-, 2- oder 3-fach Schaltung
Gravel/XPLR
Encerradas em cera, essas correntes de 12/13 velocidades estão disponíveis para mim em duas variantes no derbaranski.shop:
► Ajustadas com Molten Speed Wax.
► Exclusivo e disponível apenas comigo: com Dry Fluid Formula S Chain Ceramic cera quente, incluindo lubrificante adicional.
Dicas finais de sobrevivência
Não importa de qual bicicleta se trata – para esses casos, recomenda-se o uso de elos de engate rápido para correntes, que podem ser reutilizados várias vezes. Por exemplo, os da YBN, que eu ofereço na minha loja. Já os da Shimano e SRAM devem, oficialmente, ser usados apenas uma vez – e, espertos como são, recomendam um novo a cada vez. Recentemente, passei a ter também no meu sortimento elos de engate rápido YBN para correntes Flattop.
E como faço isso nas minhas bicicletas – e por que às vezes de forma diferente do recomendado?
Nas bicicletas com câmbio dianteiro, eu deixo a corrente o mais longa possível. O motivo: quero ter o máximo de flexibilidade entre coroas e cassetes, sem me limitar a uma configuração específica por causa do comprimento da corrente. Isso porque troco as peças com muita frequência.
Na montagem inicial, coloco a corrente na coroa menor na frente e no pinhão menor atrás com 11 dentes. Tensiono o câmbio traseiro apenas levemente. Assim, a corrente não fica solta nesse "pior" câmbio, que quase não uso de qualquer forma. Ao mesmo tempo, na parte superior – na coroa maior e no "anel de resgate" com pinhão de 30 ou até 34 dentes (tudo Shimano!) – há espaço suficiente sem que nada seja danificado.
Caso não seja possível trocar as marchas: Eu desativei todos os sistemas de assistência como Synchro-Shift e similares no Di2. Quero decidir conscientemente quando o câmbio dianteiro deve se mover – e quando não. Especialmente com um pinhão de 34 dentes, muitas subidas podem ser vencidas ainda na coroa maior, sem precisar trocar para a menor (pelo menos aqui no norte). Um grande abraço aos meus críticos no Allgäu com seus genes de escaladores – eu também gosto de vocês.
O mesmo acontece com minhas bicicletas de contra-relógio, que, na frente, geralmente têm apenas uma coroa bem grande. Essas quase sempre possuem um câmbio traseiro especial, que requer uma corrente mais longa em combinação. O clássico: 58 dentes na frente, 11-30 dentes atrás, junto com uma gaiola de câmbio OSPW. Nesse caso, o comprimento original da corrente de 116 elos sempre funciona para mim. Isso mantém o câmbio traseiro tensionado no pinhão de 11 dentes, e no de 30 ainda há reserva suficiente – sem ficar na horizontal ou causar ruídos.
Ganhos Marginais
Outro ponto positivo para todos os "Marginal Gainer": Pelo menos teoricamente, uma menor tensão na corrente também resulta em menos atrito. É exatamente para isso que as gaiolas OSPW da CeramicSpeed oferecem dois a quatro furos para o encaixe da mola de tensão do câmbio. Eu escolho - exatamente - sempre um dos furos inferiores com menos tensão. É um mundo completamente diferente em comparação à solução padrão da Shimano. Para maior tensão, os furos superiores são mais adequados.
Aliás, essa também é a recomendação de Dennis Løh da CeramicSpeed, que normalmente trabalha com profissionais - e a quem eu, com meu jeito discreto, ocasionalmente incomodo para saber os detalhes exatos. Mange tak (muito obrigado) por sua paciência em Holstebro!
Trecho do manual da CeramicSpeed: "Observe as quatro configurações de tensão da mola na gaiola OSPW: de H (alta) a L (baixa). A configuração de tensão L reduz tanto a tensão da corrente quanto o atrito, mas pode levar a um desempenho de troca ligeiramente comprometido. A configuração de tensão H oferece o melhor desempenho de troca, mas aumenta o atrito em comparação com configurações de menor tensão.
Para terrenos mistos gerais (cascalho/gravel) ou corridas de Cyclo-Cross, escolha o orifício de tensão da mola próximo a H (segunda maior tensão) e insira a extremidade da mola até que ela esteja encaixada."
Para que tudo funcione e a corrente permaneça no prato único, na maioria dos casos eu utilizo pratos da Garbaruk. Seus dentes são 40% mais longos que os da concorrência - uma vantagem clara. Todos os outros pratos sem desviador eu só recomendo em combinação com um guia de corrente!
Quando eu vario a relação de marchas dependendo do percurso, também vale sempre a pena dar uma olhada no comprimento da corrente. Com um prato de 60 dentes ou maior, ou com uma maior variação no cassete – como de 11-34 na Shimano ou até de 10-28 para 10-36 na SRAM – isso se torna ainda mais importante. Por isso, eu sempre levo correntes pré-cortadas com mais ou menos de 116 elos na minha caixa de ferramentas.
Conclusão: Com o método certo para o comprimento ideal da corrente!
O comprimento ideal da corrente depende de muitos fatores, mas com as dicas, vídeos e ferramentas mencionados acima, você encontrará o ajuste ideal para sua bike.
Ainda tem dúvidas? Escreva um comentário abaixo ou dê uma olhada na minha loja - terei o maior prazer em ajudá-lo!
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