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Pedalar em Gravel no Dachstein Salzkammergut

Pedalar em Gravel no Dachstein Salzkammergut

29.08.24 09:13 142Text: NoMan (Traduzido por IA)Fotos: Erwin HaidenNas pegadas dos piratas do sal e sobre o pico mais íngreme do Vale de Gosau. Passeios de exploração guiados por guidão drop entre os lagos Hallstätter, Gosau, Traun e Offensee, com uma paisagem dramática e um impulso histórico.29.08.24 09:13 320

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29.08.24 09:13 320 NoMan (Traduzido por IA) Erwin Haiden
  • AI generated translation
  • AI-generated translation refers to the process of using artificial intelligence, particularly machine learning models, to automatically translate text or speech from one language to another. These systems, such as neural machine translation models, analyze large datasets of multilingual content to learn patterns and associations between languages. The generated translations are based on statistical probabilities and context learned during training.
Nas pegadas dos piratas do sal e sobre o pico mais íngreme do Vale de Gosau. Passeios de exploração guiados por guidão drop entre os lagos Hallstätter, Gosau, Traun e Offensee, com uma paisagem dramática e um impulso histórico.29.08.24 09:13 320

"Então, rumo a Mordor com vocês!" Erwin nos manda sorrindo, com a câmera a postos, olhando rio abaixo; para onde as imponentes paredes de rocha se estreitam em uma passagem estreita, em direção à qual a estrada de cascalho avança hesitante e sinuosa.
Sob nossos pneus, o cascalho range, e acima de nossas cabeças, a parte ainda visível do céu azul brilhante, adornado com nuvens brancas, fica cada vez menor. As torres de calcário de metros de altura se aproximam cada vez mais.

Das profundezas do desfiladeiro, emergem enormes tocos de raízes, troncos de árvores, rochas. Forças naturais inimagináveis os depositaram aqui, deixaram cair, encravaram - há séculos, ou talvez apenas na última grande tempestade. Para uma ravina profundamente sulcada como esta, isso é irrelevante, pois ambos os períodos de tempo são apenas um piscar de olhos em comparação com o tempo que a água leva para se entalhar nas camadas de rocha, esculpir banheiras, criar passagens, formar cascatas.

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 Rumo a Mordor! 

Nada de Salzkammergut encantador! O fotógrafo NoSane nos envia diretamente para a garganta do inferno
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Rindbach bei Ebensee, em algum lugar nos vales profundamente escarpados ao norte do Toten Gebirge. Atrás de nós está o encantador Offensee, à nossa frente o magnífico Traunsee, e à esquerda e à direita erguem-se o Eibenberg e o Erlakogel, popularmente chamado de Grega Adormecida por causa de seu perfil marcante no lado noroeste.
Com as paredes rochosas do Zwercheck, o primeiro fornece a matéria dos nossos mais sombrios contos de fantasia. Com a Gasselhöhle, o último abriga talvez a mais bela caverna de estalactites dos Alpes Calcários do Norte. E entre eles, um pequeno riacho, encantador e claro em sua foz no Traunsee, formou um desfiladeiro que nos deixa maravilhados:
Não só o espetáculo que se desenrola acima da mais ou menos conhecida cachoeira de Rindbach mereceria o título de monumento natural tanto quanto a própria catarata. Trata-se, após o desfiladeiro do Offenseebach, do segundo desfiladeiro rochoso de notável beleza e extensão que atravessamos em poucos quilômetros. E isso em um percurso que, à primeira vista, quase desconsideraríamos por parecer muito pavimentado e focado em estradas. Deus nos livre... ou melhor: Piratas do Sal, ajudem!

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Expansão da rota: A tortura da escolha

Wir sind nach unserer Erstbefahrung im Jahr 2019 wieder einmal zum Gravelbiken ins oberösterreichische Salzkammergut gekommen. Immerhin haben sich zu den ursprünglich drei Routen Anfang 2023 neun weitere hinzugesellt, womit das offizielle Gravel-Wegenetz in der Region auf stolze 600 Kilometer und 11.000 Höhenmeter angewachsen ist. Und auch, wenn wir im Rahmen von Marathonteilnahmen, Presse-Reisen oder auch Mountainbike-Touren schon so manche dieser Vorschläge von Trophy Gravelbike Trainingsstrecke über Goiserer Natur Runde bis Gosaukammblick unter die mehr oder weniger breiten Räder genommen haben: Es gibt noch immer Neues zu entdecken!

Für die Postalm Grand Tour sind wir zu schwach, den etwas harmloseren Ausflug zum Fuschlsee verbietet uns die Moral. Immerhin heißt unser Reiseziel ja Bad Goisern, und das gehört bekanntlich zum Inneren Salzkammergut, welches nebst den Gemeinden am Hallstätter See noch das Gosautal umfasst - und aus. Da sind Einheimische wie Touristiker streng.
Mit dem Hornspitz-Achter tut sich allerdings legitimes Unbekanntes in der fein säuberlich als Komoot-Collection präsentierten Streckenerweiterung auf. Und auch die Salzpiraten Runde lässt sich mit etwas Milde in der gedanklichen Grenzziehung - frei nach den Ausführungen des großen Alfred Komarek beginnt das wahre Salzkammergut ja beim "Löwen", einer Steinskulptur neben der alten Seestraße nördlich von Ebensee - als geografisch korrektes Vorhaben verbuchen.

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Admitimos: Assim que fixamos nosso plano para a excursão de dois dias no extremo sul da Alta Áustria, ficamos céticos quanto à sua real adequação para o gravel.
Afinal, a descrição oficial da rota Hornspitz-Achter (24 km/870 m de elevação) previa subidas desafiadoras junto com um trecho extenuante de empurrar a bicicleta - nada divertido com as relações de transmissão típicas da modalidade, larguras de pneus e possivelmente ainda com bagagem montada.
E também a porcentagem "relativamente alta" de asfalto da segunda rota, de 81 km/880 m de elevação, anunciada pelo escritório de turismo, sendo uma boa parte supostamente ao lado da movimentada B145, prometia um prazer de gravel bem limitado.
Mas primeiro as coisas acontecem de forma diferente, e segundo, do que se pensa!

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Hornspitz-Oito

Schon die Hornspitz-Runde soube agradavelmente surpreender. Sim, suas subidas contam, em essência, com uma inclinação mais íngreme e, no início do percurso, também com um cascalho mais grosso, dentro do espectro que diverte com bikes de gravel. E, de fato, é necessário conquistar o cume da montanha por uma pista de esqui direta e difícil, cuja inclinação, com 20-25% contínuos, ultrapassa os limites da pedalabilidade; especialmente porque o início dessa prova especial ainda apresenta cascalho solto e profundo.
No entanto, esse tormento dura apenas 700 metros de comprimento e depois se estabiliza em - ainda esportivos - 15 a 20% por mais 500 metros, antes que o Gosaukamm e o Dachstein, o Plassen e o Gosautal, o Ramsaugebirge e as montanhas Salzkammergut e até mesmo um cantinho do Gosausee se estendam diante de você com tanta força e súbita beleza que todos os esforços são instantaneamente esquecidos.
Sem mencionar os prazeres culinários e atmosféricos na Zeishofalm.

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Aber der Reihe nach. Hornspitz-Achter também, e assim início no belo Gosau, no estacionamento do centro esportivo na Steinermühlenweg.
O cenário magnífico da serrania selvagem de Gosaukamm com as muitas torres pontiagudas das igrejas da vila à frente inicialmente às nossas costas, o GPX-Track nos indicou brevemente pedalar em direção ao leste - segundo a descrição oficial da rota, pela estrada federal. Naturais em busca de tranquilidade permanecem alternativamente por cerca de um quilômetro no Gosaubach e depois viram pela Stötzlgasse na Ramsaustraße.
Inicialmente, essa trilha íngreme ainda era asfaltada através da parte da vila decorada com flores. Logo o terreno mudou para cascalho grosso e irregular e o ambiente para floresta. Após as duas primeiras curvas, a condição do solo e a inclinação tornaram-se consideravelmente mais suaves e calibramos nossos sensores corporais para o prazer.
Como os musgos e samambaias ainda úmidos pela chuva noturna brilhavam em verde! Como o solo escuro da floresta cheirava intensamente a partes de plantas mortas e terra fértil! E como as montanhas espiavam inabaláveis do fundo do vale sobre os topos das árvores!

Dessa forma, os cerca de 300 metros de altitude desta primeira volta, avançando até a idílica Iglmoosalm ao norte da Pass Gschütt Straße, foram logo completados.
Rapidamente descemos para a B166 e um quilômetro desagradável, cercado de tráfego, mais adiante para Salzburg (boas notícias: Para este trecho foi construída uma - na época da nossa visita ainda não totalmente concluída - via alternativa através da floresta). Poucos metros abaixo do ponto mais alto do passo, viramos à esquerda e, portanto, para o sul naquela estrada florestal, que nos próximos 8,5 quilômetros e 450 metros de altitude conquistaria o Hornspitz de 1.433 m pelo lado de Rußbach.

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 Assim que as condições do solo e a inclinação se tornaram mais suaves, calibramos nossos sensores corporais para o prazer. 

No nem um pouco íngreme Hornspitz-Achter

Durchgängig aliviava a sombra os efeitos do clima abafado e cada vez mais ameaçador. Em toda parte, riachos escorriam das encostas e pelos vales, contando sobre a aptidão desta região para lidar com chuvas frequentes ou até mesmo precipitações intensas. Ocasionalmente, a floresta oferecia vistas das montanhas de Salzkammergut, especialmente do Gamsfeld, que atinge mais de dois mil metros de altura.
Surpreendentemente solitário estava o lado oposto do que, no inverno, forma a entrada para a área de esqui Dachstein West - Zwieselalm e que também no verão é acessado, pelo menos em alguns dias da semana (ter, qua, sex & sáb), pelo teleférico Hornbahn. Em uma inclinação constante, girando em torno de um dígito percentual, pedalamos sozinhos e em agradável constância montanha acima após o início mais íngreme do primeiro quilômetro, até que... sim, até: corte de filme; taquicardia, visão turva, espasmos musculares, dor pulmonar.
Quem precisar, pode enfrentar o trecho íngreme pedalando. Para todos os outros, recomenda-se uma caminhada curta de 700 a 1.200 metros. Isso relaxa a musculatura e o humor, e preserva a capacidade de apreciar o panorama realmente magnífico que aguarda os conquistadores do Hornspitz logo após o interlúdio das pistas de esqui.

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Kurz übten wir uns am Bergrücken im Länder-Hopping zwischen Oberösterreich und Salzburg. Dass hier die Grenze zwischen den beiden Bundesländern verläuft, verdeutlichte auch die Aussicht: Eine fantastische Fernsicht ins Lammertal, Tennengebirge und sogar zum Hochkönig ergänzte den Auftritt der bereits vorhin genannten Bergpersönlichkeiten. Allerdings offenbarte ein weiterer Blick über die Schulter, hinüber zur Osterhorngruppe, dass aus Nordwesten mittlerweile echtes meteorologisches Ungemach drohte.
Darum nichts wie runtergeflitzt die 700 Meter und drei Kurven zur Zeishofalm! Wobei die finale Rampe, wiewohl frisch überarbeitet und deshalb feinst geschottert, aufgrund ihrer Abschüssigkeit nach Vorsicht bei Tempo- und Linienwahl verlangte.
Zwar versuchten wir noch, dem Unwetter Einhalt zu gebieten, indem wir demonstrativ Terrassenplätze belegten. Mit den ersten Windböen und Regentropfen verzupften wir uns dann aber doch in die heimelige Stube der urigen Hütte und überließen unsere Gravelbikes, Exoten unter all den E-MTBs auf der Alm, ihrem nassen Schicksal.

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 Assim se pode esperar uma tempestade! 

Melhor atendido e cuidado na Zeishofalm

Em meio a trovões, chuva torrencial e vento cortante, desfrutamos de uma rara simbiose de atendimento amigavelmente descontraído, cozinha excelentemente saborosa, logística perfeitamente cronometrada e decoração carinhosamente envolvente. Ou, em outras palavras: assim se pode esperar uma tempestade passar!
E assim também foi possível rolar de volta ao ponto de partida, completamente saciados e satisfeitos, além de secos, em estradas florestais bem cuidadas e relativamente planas – não sem uma última vista panorâmica de Gamsfeld, Wilder Jäger, Kalmberg, Plassen, todo o chão plano e verde do vale, e claro, o majestoso Dachstein com Gosaukamm.

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Salzpiraten-Runde

Uma noite de descanso com um café da manhã aconchegante mais tarde nos fez sentir preparados para a segunda parte da aventura de ciclismo em cascalho.
Com suas construções históricas – a área do restaurante e residencial da casa tombada é de 1517 – o Landhotel Agathawirt, uma pousada especializada em receber ciclistas desde o início, nos preparou perfeitamente para o que estava por vir. Afinal, queríamos seguir os passos dos Piratas do Sal, que supostamente causaram tumulto no Traunsee há muitos séculos ou, dependendo da interpretação legal, travaram uma luta pela liberdade e pela fé.
Nada da história apresentada em uma produção documental de TV está comprovado. Apenas uma inscrição em uma capela em Traunkirchen aponta para um "esconderijo de piratas pagãos". Muitas coisas são imagináveis. Mais provável é que os habitantes locais, sempre resistentes, se opuseram ao monopólio do sal das várias autoridades e cobraram impostos à sua maneira.

Para isso, é preciso saber ou lembrar: como às vezes a única forma de conservar alimentos, o sal tinha uma importância imensa na época (pré-)histórica. Ainda mais na região atual do Salzkammergut, pobre em outros recursos naturais, já que em Hallstatt está localizada a mina de sal mais antiga do mundo. O "Ouro Branco" era transportado pelo rio Traun até o Danúbio e de lá para toda a Europa.
E ao longo desse mesmo Traun, acompanhados pelo som das folhas da venerável "Kaisereiche zu St. Agatha" no jardim da nossa pousada, seguimos nosso caminho, ansiosos e curiosos.

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Oficialmente, o tour começa em Bad Goisern e segue via Bad Ischl e Ebensee até o Traunsee, e de lá no sentido horário até e em torno do Offensee, retornando em seguida ao Traun.
Decidimos inverter a direção do circuito dos lagos a fim de aproveitar uma inclinação mais suave (máx. 5% em vez de 10-15%). Efeito prático adicional: caso nos atrasássemos devido à sempre trabalhosa documentação fotográfica, poderíamos reduzir os 80 quilômetros totais em quase 30 km, pegando um trem a partir de Ebensee.
Além disso, o estudo do mapa revelou um potencial de melhoria no início e no fim do percurso, utilizando até/de Bad Ischl a estrada de cascalho, conhecida em parte pela maratona Trophy, diretamente ao lado do Traun - primeiro na margem leste, depois na margem oeste do rio a partir de Weißenbach.

A associação de turismo, aliás, aprecia nossas sugestões de alterações e pretende incorporá-las em breve na descrição de suas rotas. A porcentagem de asfalto do tour é reduzida de pouco mais de 50% para cerca de 40%, sendo a maior parte na agradabilíssima e pouco movimentada Offenseestraße, bem como nas áreas residenciais em Bad Ischl e Ebensee. Exatos dois quilômetros seguem (legalmente) sem alternativa ao longo da R2 Salzkammergut Radweg, diretamente na movimentada B145.

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 Onde os barqueiros de sal uma vez faziam três cruzes e esperavam pela ajuda divina nas corredeiras 

Lauffen - antigamente um desafio náutico e centro de comércio de sal, hoje um objeto de revitalização em renascimento
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Der velocímetro ainda não mostrava quatro quilômetros, e já fizemos a primeira parada. Onde os barqueiros de sal antigamente faziam três cruzes e esperavam a ajuda divina nas corredeiras do Wilden Lauffen, exploramos um projeto de renovação de aldeia.
Em Lauffen, antigamente um rico ponto de comércio, mas que recentemente estava cada vez mais decadente, o empresário alemão Peter Löw, casado com uma "Dåsign", compra e renova edifícios históricos vazios. Das antigas "casas de sal" surgem então fornecedores locais, espaços para eventos, apartamentos ou estabelecimentos gastronômicos. O melhor e mais delicioso exemplo: o charmoso Kaiserin Elisabeth Kaffeehaus, inaugurado em fevereiro de 2024 no antigo Hospital Kaiserin Elisabeth.
A apenas um quilômetro de distância, outro edifício chamou nossa atenção: a Villa Blumenthal. Comprada em Chicago em 1893 como a primeira casa pré-fabricada do mundo, foi desmontada e dois anos depois remontada perto de Bad Ischl. A construção de madeira chamativa com seus inúmeros mirantes e torres ganhou fama como o local de nascimento do "Weissen Rössl" - a pousada associada à famosa opereta ficava originalmente em Lauffen.

Mais dois quilômetros rio abaixo e 100 metros de altitude acima, a última parada histórico-cultural antes de Bad Ischl. Nas ruínas de Wildenstein, ao pé de Katrin, menos as paredes em grande parte em ruínas atraem, e mais a vista fantástica sobre a "cidade imperial" e tudo ao redor, desde Schafberg e o teleférico de Katrin até Höllengebirge e Siriuskogel, passando por Hoisnradalm e Predigstuhl.
Segundo a lenda, o centro de comércio de sal Lauffen estava outrora conectado por um túnel subterrâneo ao castelo Wildenstein, e o complexo construído em um esporão íngreme era novamente a sede de cavaleiros saqueadores. Será que antigos piratas de sal mudaram de profissão e transferiram a pirataria da água para a terra?

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 Uma sinfonia em turquesa e petróleo e azul aço e verde 

O Lago Offensee

A propósito de água e terra. Raramente experimentamos em uma viagem de bicicleta uma interação mais encantadora e contínua entre esses dois polos opostos. Assim como a faixa verde do Traun nos acompanhou fielmente até Ebensee – em Goisern ao alcance das mãos, em Ischl então com uma distância respeitosa da Esplanade e do Traunkai, em Lahnstein finalmente piscando de surpreendentemente longe através da floresta iluminada – as trocas de guarda seguiram de forma confiável.

Espectacular o Frauenweißenbach na ponte pouco antes da confluência com a Offenseestraße. Sua água cristalina cai aqui sobre uma parede artificial e formações rochosas naturais. Banco de areia encontra bacias de pedra, romantismo de banho selvagem encontra fantasias de acampamento.

Não menos inspirador (trolls! elfos! caminhadas no rio!) o subsequente Offenseebach, que nos sete quilômetros de acompanhamento até a estrada homônima se transforma de um alegre riacho lateral em um mestre construtor de um desfiladeiro imponente, fluindo, caindo e gorgolejando.

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De freiras e trens

O nome Frauenweißenbach faz referência às antigas proprietárias da área, as freiras do convento de Traunkirchen. A igreja delas foi construída justamente naquele morro "pagão" na estreita passagem do Traunsee, onde também se encontra a inscrição de piratas mencionada anteriormente. E de fato, as devotas mulheres, primeiro católicas, depois protestantes, perseguidas pelas autoridades, talvez piratas de sal, esconderam-se ali antes de serem pegas nas engrenagens da Contra-Reforma e expropriadas.
Hoje, as terras ao redor do Traunsee pertencem aos Bundesforsten (Florestas Federais).

E quem se sente lembrado de construções ferroviárias ao ver certos muros de suporte ou pilares de pontes na Offenseestraße: correto. A L1296 segue o traçado da antiga ferrovia florestal, com a qual o transporte de troncos flutuantes em vias aquáticas na região do Offensee foi substituído. Pois, em estreita ligação com o precioso bem comercial sal, a silvicultura sempre foi importante na área. Seja para construção naval, aquecer as panelas de evaporação, fabricar barreiras, diques ou recipientes de sal, os chamados Küfel, construir encanamentos de salmoura, aquecer escritórios ou para a produção de carvão vegetal: a madeira era necessária em todos os lugares.
A ferrovia florestal transportava o material de forma mais eficiente e, após a introdução das locomotivas a vapor e diesel, também mais lucrativa do que o transporte fluvial. De 1929 até sua desativação em 1954, ela transportou até mesmo pessoas - não menos importante porque no antigo chalé de caça imperial no Offensee foi operado um sanatório infantil para tuberculose, cujos pacientes, médicos, visitantes e funcionários eram bons clientes.

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Und dann: Offensee. Color grading, next level. Uma sinfonia de turquesa e petróleo e azul aço e verde, envolta por floresta, entrelaçada por montanhas.
Mesmo um gigante como o Traunsee, que virá mais tarde, com seu guardião de pedra de 1.691 m de altura, tem seu charme. Mas este pequeno lago de montanha, que pode ser contornado por um amplo caminho florestal, acessível de três lados e com águas mornas, possui um encanto muito especial. Especialmente na margem sul, onde a equipe da Jausenstation Seeau cuida do bem-estar corporal dos hóspedes que nadam, caminham e pedalam com uma cozinha criativa.

 Tofubolinhos sobre salada, salsicha ao curry em molho de goulash 

Bufê de banho de um jeito diferente - a estação de lanches Seeau na margem sul do Offensee
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Gänzlich ohne Wasserbegleitung mussten wir eigentlich nur nach der schnürlgeraden Schlusstrasse der Waldbahn (vgl. Infokasten: Von Nonnen und Zügen) auskommen, als es für exakt 800 Meter in „alpines Gelände“ zum Jagdhaus Fahrnau ging.
Was wir beim Kartenstudium für eine Komoot’sche Übertreibung gehalten hatten, bewahrheitete sich spätestens, als der anfängliche Wurzelteppich in immer höhere und ausgesetztere Felsstufen überging und wir uns inmitten eines waschechten Steiges wiederfanden.

Tröstlich: Dieses Schiebestück ist so kurz, dass es – selbst mit eventuellem Gepäck – nicht weiter ins Gewicht fällt. Beruhigend weiters: Die Passage ist – mit einem Gravelbike ohnehin, mit einem Mountainbike über maßgebliche Teile wohl ebenfalls – so unfahrbar, dass auch in die originale Gegenrichtung Wandern angesagt wäre.
Verwunderlich jedoch: Das Wegstück ist nebst Uralt-MTB-Routen wie Fahrnau-Offensee und der Almsee-Anbindung auch im recht frischen BergeSeen eTrail auf der Königsetappe (Grünau im Almtal – Steinbach am Attersee, 77 km/2.037 Hm) enthalten, und zwar bergauf. Wie, so fragen wir uns, schafft es das typischerweise nicht mehr ganz junge Klientel dieses überregionalen Mehrtages-Angebots, seine 25-Kilo-Boliden hier hinaufzuwuchten?

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No entanto, parece que o referido público-alvo é, de qualquer forma, muito mais resistente do que pensávamos ...
Estamos de volta ao desfiladeiro de Rindbach, pouco antes da curva aberta, onde o cenário com pequenos muros de pedra, calor de verão, zumbido de insetos e vista para um leito de rio profundamente abaixo, juntamente com uma enorme grade que de longe parece uma ponte arqueada histórica de pedra, nos lembrará fortemente do sul da França.
Mas: Ainda não sabemos nada deste encantador lugar acima de Ebensee. Ainda estamos separados de Mordor pelo final do desfiladeiro, pelo Traunsee, pelo local de banho na área de lazer de Rindbach, pelo sorvete na Maislinger, pelo delicioso jantar no Agathawirt. As paredes rochosas ainda se erguem como se fossem o portal para o inferno.

Haverá para nós uma fuga deste reino das trevas? Duvidamos disso. E ainda assim: A esperança vive. Pois, neste exato momento, a estrada florestal cospe novamente alguns ciclistas elétricos de idade mais avançada que vêm de baixo, todos aparentemente bastante imperturbáveis e de bom humor, continuando a subir em nossa direção, como se nada tivesse acontecido.
Muito bem, então vamos para Mordor!

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