Loisium-to-Loisium Bikepacking Autossuficiente (apoiado por Odlo)
04.11.24 10:56 1492024-11-04T10:56:00+01:00Text: NoMan (Traduzido por IA)Fotos: Erwin HaidenMais paisagem, mais paixão, mais experiência, menos bagagem. Um tour de gravel de quatro dias com bagagem, do hotel vinícola em Ehrenhausen, no sul da Estíria, passando pelas montanhas até a vinícola original em Langenlois, na Baixa Áustria.04.11.24 10:56 3182024-11-04T10:56:00+01:00Loisium-to-Loisium Bikepacking Autossuficiente (apoiado por Odlo)
04.11.24 10:56 3182024-11-04T10:56:00+01:00 NoMan (Traduzido por IA) Erwin HaidenMais paisagem, mais paixão, mais experiência, menos bagagem. Um tour de gravel de quatro dias com bagagem, do hotel vinícola em Ehrenhausen, no sul da Estíria, passando pelas montanhas até a vinícola original em Langenlois, na Baixa Áustria.04.11.24 10:56 3182024-11-04T10:56:00+01:00Prólogo: A história do Loisium, segundo rumores, foi uma "b’soffene G’schicht" (história bêbada). Bem, não a sua criação no início dos anos 2000 nos profundos e ramificados porões de Langenlois – esse evento, acompanhado de muito vinho, é documentado e, portanto, um fato. Mas nossa visita lá em abril passado.
E, como se sabe, histórias bêbadas levam a lacunas na memória. Consequentemente, não podemos realmente reconstruir quando essa história começou. Já na visita de primavera mencionada ao hotel vinícola no Kamptal, quando decidimos voltar o mais rápido possível? Um pouco mais tarde no ano, quando o Bikeboard foi convidado como parceiro de comunicação e membro do júri para um concurso de fotografia da Odlo? Ou no auge do verão, quando nossos diários de treino ficaram cada vez mais vazios à medida que o calendário editorial ficava mais cheio e todos nós ansiávamos por alguns quilômetros a mais pedalados por nós mesmos?
De qualquer forma: o papel previsto como jurados foi rapidamente trocado por um como candidatos em equipe, e nos inscrevemos (com sucesso!) no Concurso de Fotografia Odlo Freewheeling.
Nossa ideia: uma viagem de bikepacking do Loisium Südsteiermark em Ehrenhausen an der Weinstraße, através dos Alpes Mürzsteger e Türnitzer, até o Loisium Langenlois na Baixa Áustria; de acordo com as condições (originais) do concurso, a ser completada em quatro dias e sem acompanhamento de carro.
Mesmo que não ganhássemos o prêmio em dinheiro: cerca de 300 quilômetros de gravel, esperançosamente fantásticos, no outono certamente valeriam a pena para nós.
Há mais lá fora
... afirma Odlo. Muito bem. Vamos dar uma olhada!Mais montanhas?
Deve ser bonito aqui em cima. Pelo menos, as fotos na parede contam histórias de verdes pastagens alpinas, espreguiçadeiras ensolaradas, suaves cristas de montanhas e a felicidade de um cume próximo. Com um tom de brincadeira irônico, tiramos o lema da campanha atual da Odlo: "There's more out there" ...
Lá fora, pela janela, nada disso é visível. Um nevoeiro denso paira tão pesado e opressivo sobre a paisagem que a visibilidade não ultrapassa 20 metros. Nossas bicicletas, estacionadas em frente à casa, só podem ser vistas como sombras. A umidade presente no ar pinga pesadamente dos guidões, selins e bolsas, como se fossem gotas do nariz de alguém resfriado.
Mas quem precisa de sol quando há o calor crepitante de um verdadeiro fogão a lenha? E quem vai sentir falta de um céu azul quando uma sala acolhedora e iluminada nos convida?
Com um caloroso "Griaß eich, kemmt's eina!", a anfitriã Manuela nos deu as boas-vindas na Turnaueralm e imediatamente nos indicou lugares e opções de como e onde poderíamos secar nossas camadas base encharcadas de suor, luvas úmidas e camisas molhadas.
De acordo com nossas pesquisas prévias, esta era a única opção de parada com certeza aberta na terceira etapa de nossa jornada de Aflenz a Annaberg. Localizado na região alpina de Hochsteiermark, a 1.385 metros de altitude, o abrigo revelou-se, neste momento, um verdadeiro golpe de sorte.
Como gatos velhos buscando aquecer suas costas, estamos agora sentados ao redor do fogão de azulejos. Cada encosto de cadeira está coberto com nossas peças de roupa, e cada azulejo do fogão seca um acessório diferente.
Como gatos idosos que se aquecem ao sol, nos agachamos ao redor do fogão de azulejos
Ponto intermediário TurnaueralmNós, que somos além da autora NoMan, o fotógrafo NoSane, ao mesmo tempo responsáveis pelo planejamento de rotas, dados GPS, peculiaridades do Garmin e a selva de aplicativos; o conhecedor de vinhos Mister M, que em sua profissão principal atua como diretor da Loisium Bikewelt, responsável pela frota de bicicletas Trek com duas rodas, bem como pelo serviço e aluguel das mesmas, e o conhecedor de cervejas NoPain. Este homem consegue montar e pagar um café da manhã para três no Schachtelwirt mais rápido do que outros conseguem encontrar o terminal de pedidos, recomendando-se assim como a escolha ideal para reservas de quartos e aquisição de materiais.
Juntos, o trio masculino havia organizado tudo com grande empenho antecipadamente, enquanto a autora destas linhas se contentava em ser uma cota feminina inativa: Reservaram as bicicletas no Loisium a tempo e as prepararam perfeitamente, desde a altura do selim até o pedal desejado e o pneu ideal. O restante do equipamento foi encomendado, recebido e verificado com antecedência. A rota foi cuidadosamente planejada e dividida em quatro porções manejáveis e aparentemente realizáveis no Komoot. E, por fim, os hotéis foram parcialmente verificados com antecedência, para que, durante o percurso, pudéssemos pelo menos contar com uma máquina de lavar e uma secadora.
Mais prazer
Graças a este último movimento estratégico, estamos sentados em roupas relativamente perfumadas e limpas na sala do nosso ponto de descanso, embora tenhamos acabado de completar, ofegantes e suados, 650 metros de altitude.
Para um verdadeiro almoço, é ainda um pouco cedo aqui, como já sabíamos antes de nosso desvio para a Turnaueralm. Apenas um terço da etapa rainha de hoje foi concluído, e o café da manhã cuidadosamente servido no Café Moser-Fink em Aflenz foi há menos de quatro horas.
Uma sopinha, no entanto, sempre cai bem, e um "Susi" também. O discreto bolo de chocolate, denso como um brownie triplo, quebradiço como um biscoito de baunilha, literalmente derrete na boca. Nossos bares energéticos Winforce, que trouxemos com todo o respeito, são bons, mas esta bomba calórica realmente nos faz um pouco mais felizes.
Passamos uma hora inteira no coração aquecido da Turnaueralm. Uma travessia alpina (ok, isso é um pouco exagerado. Travessia dos Alpes Mürzsteger) de gravel bike merece ser celebrada, afinal. E, além disso, há tempo para refletir sobre o que já foi vivido e visto até agora.
Há dois dias, por volta da mesma hora, ainda estávamos ocupados com os preparativos. Já tínhamos arrumado nossas coisas e aproveitado ao máximo nosso ponto de partida na Rota dos Vinhos da Estíria do Sul: mal chegamos ao Loisium em Ehrenhausen, visitamos a vinoteca para uma taça de "Sauvignon Blanc em madeira", como Michi adivinhou com conhecimento de causa - macerado por longo período, não filtrado e engarrafado sem adição de enxofre, para revelar novos lados da casta típica da região; em seguida, um menu de 4 pratos à escolha com harmonização de vinhos e uma garrafa Magnum; café da manhã buffet requintado na manhã seguinte.
Mas as bicicletas Trek Gravel, bagageiros Ortlieb, bolsas e mochilas Contec, lubrificante Variolube, garrafas Loisium e alimentos esportivos Winforce* ainda aguardavam a montagem final.
*Detalhes técnicos e impressões práticas sobre o material utilizado podem ser encontrados nos relatórios de teste vinculados abaixo (Trek: em breve)
Sob a proteção do toldo da enoteca e os olhares curiosos do enotecário Wolfgang, montamos, portanto, no mais puro clima de gravel – neblina densa, garoa constante, vento leve, temperaturas de um dígito – bagageiros e para-lamas onde os suportes das bicicletas permitiam, alforjes e bolsas de guidão onde soluções alternativas eram necessárias. Misturamos bebidas e dividimos géis e barras de cereais, alimentamos nossos Garmins com dados do percurso e nossas baterias e lanternas com energia.
No início da tarde, finalmente partimos. O programa, aparentemente tranquilo, para o primeiro dia: 50 quilômetros e 170 metros de altitude de Ehrenhausen an der Weinstraße até Söding, a sudoeste de Graz.
Mais velocidade
Como um aquecimento prazeroso, imaginamos os primeiros quilômetros como um fechamento gradual do portal para a região do Sul da Estíria. Aqui, um olhar rodeado por vinhas em direção ao castelo, ali uma breve admiração pelo centro idílico da vila, e então, ao longo do Murradweg, nos encontrando lentamente nesse estado de existência intencionalmente reduzido, onde só existimos nós, nossas bicicletas e o que carregamos em nossas bolsas.
Na verdade, o início se transformou em uma corrida implacável de velocidade: em linha reta ao longo do rio Mur, cheio até a borda pelas chuvas; em linha reta através de áreas residenciais; em linha reta ao lado de postes de energia; e novamente em linha reta ao lado do Mur, só que desta vez sobre um dique elevado na floresta.
Mesmo quando o Komoot nos enviou por cascalho grosso e tijolos triturados para o denso matagal, o ciclista da frente mal reduziu a velocidade. Afinal, as nuvens permaneceram baixas e a luz era escassa. O objetivo era estar no alojamento até as 17:00, caso não quiséssemos chegar no escuro já no primeiro dia.
No "Revier Gralla", isso quase nos trouxe problemas devido a buracos não sinalizados, escavados bem no meio da floresta. "O inesperado!" sorriu Michi de dentro de um buraco profundo que apareceu de repente após uma curva.
No quilômetro 35, houve mais um destaque para a primeira de quatro categorias de competição da Odlo: um pneu furado de NoMan, algo realmente inesperado considerando o fino cascalho de Prosecco presente. Mas para isso, temos um mecânico profissional na equipe, certo?
Mesmo assim: "Se continuarmos com esse ritmo, teremos mais oito furos até Langenlois", previu NoSane.
Supondo lavagens ocasionais, poderíamos passar várias semanas com nossa bagagem.
Uma percepção fascinante que fez duvidar fortemente do sentido dos armários transbordantes de roupas em casa.Mais espontaneidade
"Clack, clack. Rtsch. Drrr." Pronto. Como as bolsas de transporte projetadas originalmente para o deslocamento urbano nos pareceram um pouco instáveis no terreno, nós as amarramos firmemente aos bagageiros usando abraçadeiras.
Em vez de usar apenas as Contec LIM Double, levamos também as Ortlieb Quick-Rack para os quartos e as retiramos novamente pela manhã. Os práticos fechos rápidos deste último tornaram isso possível.
A primeira noite no Gasthof zur Post, decorado de forma marcante com devoções da Ferrari e antiguidades pomposas, não revelou grandes omissões. Escovas de dentes, roupas íntimas, sapatos de rua, óculos - tudo emergiu em quantidade suficiente das profundezas das bolsas e sacos.
Supondo oportunidades ocasionais para lavar roupas à mão ou à máquina, poderíamos passar várias semanas assim. Uma descoberta fascinante que nos fez questionar fortemente o propósito dos armários transbordando de roupas em casa.
Mais quilómetros
Tão rápido quanto montamos nossa bagagem, tão demorados ficamos ocupados com questões digitais. Mas, finalmente, todas as histórias do Instagram estavam contadas, todos os arquivos GPX transferidos, e estávamos prontos para o segundo dia.
Quem queria, seguia a linha e as setas no aparelho de navegação; quem preferia confiar nos companheiros, orientava-se alternativamente pelas rodas traseiras ou pelos chamados. Configurações de zoom em dois níveis garantiam que não perdêssemos nenhum desvio, mas, ao mesmo tempo, evitávamos seguir cegamente cada sugestão de aumento de trechos de cascalho. Afinal, estávamos separados do destino da etapa, Aflenz, por 90 quilômetros e 1.090 metros de altitude. Um pouco de monitoramento não fazia mal para manter uma margem de segurança para possíveis problemas ou momentos de fraqueza. Ainda mais porque estava decidido que desta vez pedalaríamos mais devagar. As pernas pareciam um pouco pesadas para o segundo dia.
Passando a oeste de Graz, pedalamos diretamente para o norte, atravessando Frohnleiten, Bruck an der Mur e Kapfenberg até a Alta Estíria, ao pé do Hochschwab. Parece subida, e realmente foi no último quarto do trajeto.
Antes disso, ganhamos altitude quase sem perceber, seguindo o curso do rio. As placas R2, R5 e R13 nos indicavam o caminho em boa parte do trajeto, embora a ciclovia Seebergradweg, que atravessa o aparentemente bastante fortificado Thörlgraben, estivesse oficialmente fechada por razões não especificadas. Quando tivemos que desviar brevemente para a estrada Mariazeller por conta de algumas pedras caídas ou pontes ausentes no estreito vale de passagem, entendemos o porquê.
Das colinas da Estíria Ocidental pelo vale médio do rio Mur até o sopé do Hochschwab
Dia dois, Söding - Aflenz, 90 km/1.090 m de altitudeMais nevoeiro
Antes desta viagem fluvial que se tornava cada vez mais alpina ao longo do Mur, Mürz e Thörlbach, ainda nos esperava um desvio para as colinas da Estíria Ocidental. Desde o início, os sensores de inclinação apontavam animadamente para cima e depois para baixo novamente, enquanto casas surpreendentemente modestas se aninhavam de forma idílica em cristas de montanhas, encostas de prados e estradas sinuosas.
Aposto que, com boa visibilidade, aqui se revela um verdadeiro mar ondulante de colinas florestais, cuja magnífica paleta de cores outonais chega até os limites dos terraços e jardins frontais. No entanto, movíamo-nos novamente através de uma névoa densa e impenetrável, limitados visualmente ao que acontecia diretamente à nossa frente. E, com licença, isso não era muito.
Somente em Rabenstein, quando a névoa densa ao nível do chão finalmente se dissipou um pouco, surgiu alguma variação visual: um castelo antigo com uma estrutura de vidro futurística projetando-se de uma saliência rochosa, elevador panorâmico giratório e bombas de calor - se isso não é um local digno para a próxima festa do Bikeboard, então o que seria?
Logo em seguida, Frohnleiten conquistou nossa simpatia. Uma entrada imponente por uma ponte livre de carros, uma enorme e pitoresca praça principal com muitos assentos e opções de gastronomia. Quase cedemos à tentação de parar e esperar aqui pelo sol prometido por Erwin desde cedo pela manhã. Mas, então, continuamos a aumentar o contador de quilômetros, passando por Bärenschützklamm, Drachenhöhle Mixnitz, Hochalpe e Fischbacher Alpen, até a planejada pausa para café em Bruck, subindo de forma notável.
Mais doces
Não deveria se limitar a apenas um café e bolo naquele dia. Sem contar as delícias da Winforce com sabor de chocolate, frutas vermelhas ou manteiga de amendoim, chegamos a três de cada.
Mas é assim mesmo, quando se faz o check-in em uma confeitaria como alojamento noturno com bastante antecedência. Então, mal duchados, precisamos da primeira compensação pelas calorias gastas nas horas anteriores. E quando o tempo até o jantar ainda parece longo e a meta da etapa de amanhã ainda precisa ser discutida ou o hotel verificado, simplesmente descemos mais uma vez as escadas até o café...
Mais outono
Uma noite de lua cheia depois, saímos para a varanda com um otimismo justificado. "Aflenz: céu limpo" estava escrito preto no branco no boletim meteorológico do ORF. No entanto, a realidade desmentiu imediatamente as informações do Küniglberg. Porque céu limpo no sentido meteorológico não havia absolutamente nada aqui. Pelo contrário, a cidade, o parque termal, a Bürgeralpe e tudo ao redor estavam novamente enterrados sob uma densa neblina.
Então, mais uma vez, além das surpreendentemente universais roupas Odlo, curtas ou longas, também vestimos camadas quentes por baixo, por cima, bem como acessórios indispensáveis como luvas longas e gorros protetores. Só que desta vez não tão grossos, porque, primeiro, logo começaríamos a subir a montanha. E segundo, "em duas horas estaremos no pasto alpino ao sol", garantiu Erwin completamente convencido.
Por nós, tudo bem. A uma etapa rainha com apenas 67 quilômetros, mas impressionantes 1.850 metros de desnível, não faria mal uma pausa revigorante no ar quente das montanhas.
Em vez disso: veja acima. Não obstante, a nossa aproximação ao Hochschwab teve um encanto inegável. Saindo da terra dos martelos e forjas, subimos de Turnau; primeiro com uma inclinação suave até Greith, depois por rampas cada vez mais íngremes em uma estrada de qualidade cada vez pior, até chegar à região alpina.
Um pequeno riacho inicialmente nos mostrava o caminho com seu som borbulhante, enquanto a floresta mista brilhava com cores intensas. Folhas coloridas ladeavam a estrada como uma quantidade imensa de confetes. Nossa respiração era ofegante, nossos músculos trabalhavam duro – por quase uma hora e meia, segundo o Garmin Connect.
A floresta mista brilhava em cores intensas. Folhas coloridas margeavam a beira da estrada como uma enorme quantidade de confetes.
Mais cores vibrantes!Mais desnível
Nós merecemos plenamente a pausa na Turnaueralm. Ainda assim, agora é hora de seguir em frente. Mais subidas árduas e, em seguida, descidas selvagens, campos alpinos nebulosos, desfiladeiros íngremes, travessias molhadas, florestas solitárias e gargantas românticas nos aguardam.
Admitimos: Se tivéssemos sabido de todos os detalhes do percurso entre Rotsohlam, Niederalpl, Lieglergraben, Mariazellerland, Fadental e, finalmente, Annaberg com antecedência, talvez tivéssemos optado preocupados pela B20. Seria inimaginável se alguém tivesse tido um defeito sério ou até mesmo um acidente nessas vales e alturas remotas.
Aqui, por outro lado, vivenciamos um passeio de gravel que não poderia ser mais épico: levantamos juntos nossos cavalos pesadamente carregados sobre árvores caídas e encostas íngremes - notando aliviados que o que nos atrasa um pouco inevitavelmente para o Suzuki do caçador; ficamos radiantes de alegria quando, finalmente, ainda que por pouco tempo, as nuvens se abrem e a Hohe Veitsch aparece; temos que parar no meio de um downhill particularmente desafiador para esfriar os freios e sacudir os dedos; flutuamos literalmente sobre o macio solo florestal e chacoalhamos ruidosamente sobre terrenos acidentados que sacodem os ossos; aproveitamos cada (raro) metro de asfalto para consumir géis e barras e desfrutar do rolamento suave; saudamos euforicamente os primeiros raios reais de sol na margem do Walster, pouco antes do Hubertussee; lutamos com xingamentos por caminhos íngremes, folhas escorregadias e mais troncos de árvores; enchemos, quando já não há mais como avançar, nossas garrafas com água fresca de um riacho e dividimos de forma justa um chocolate com recheio de abóbora e marzipã adquirido no Loisium Südsteiermark.
Experiência Compartilhada, Autodescoberta, O Inesperado, Pequenos Prazeres
Loisium-para-Loisium: tudo em umEssa é, sem mentira, o melhor chocolate que já comi na vida", murmura agradecido do fundo da alma Michi, que na verdade nem gosta de marzipã. E a partir daí pedala como um coelhinho Duracell até o nosso destino do dia, Annaberg, onde já de longe somos saudados pelo Ötscher.
Falando em baterias: NoSane e NoMan, um por causa dos seus dez quilos de equipamento fotográfico e o outro por conta de seus muitos itens de maquiagem, ambos optaram previamente por uma bicicleta elétrica. Durante os dois primeiros dias, houve tempo para explorar a autonomia do sistema TQ e ajustar os níveis de assistência de forma compatível com o grupo e a rota. Com a etapa rainha veio o teste de fogo, pois não havia parada para recarga planejada (na Turnaueralm, a energia gerada exclusivamente por painéis solares geralmente é escassa) nos quase 2.000 metros de altitude.
O resultado: Com no máximo 80 watts extras e apenas raros e curtos momentos na segunda etapa de assistência, ambos tiveram tanto trabalho com suas Trek Domane+ naquele dia quanto NoPain no Checkpoint e Mister M em sua bicicleta mais leve, porém menos aventureira, a Checkmate.
Uma digna etapa rainha", resume Martin enquanto espera sonolento o assalto ao buffet do Jufa, enquanto Lisi se sente pela primeira vez em anos compelida a esticar e massagear suas pernas cansadas.
Mais sol!
Ainda restam 102 quilômetros e 570 metros de altimetria que nos separam, na manhã seguinte, do nosso destino final da tour. Mas mesmo que fosse o dobro, o percurso pareceria uma moleza. Com sol, tudo fica mais fácil!
Como começamos com 20 quilômetros de descida desde os Alpes de Türnitz até o plano vale de Traisen, nos vestimos como se fosse inverno – e, no final, acabamos sentindo mais frio do que em todos os dias anteriores. Afinal, 5°C descendo uma montanha na bike de estrada é simplesmente congelante, céu azul e estradas secas não ajudam muito.
Em Türnitz, saímos da Mariazellerstraße e entramos na ciclovia construída sobre a antiga linha de trem. Seus nove quilômetros até Freiland oferecem uma experiência de pedal realmente incrível na ferrovia desativada em 2001, passando por cabines de espera e placas de estação que ainda restam, por túneis iluminados e antigas pontes ferroviárias.
Depois, nos conectamos à ciclovia do vale de Traisen. Tão solitária quanto foi nossa rota ontem, agora seguimos constantemente por áreas urbanizadas. No entanto, sempre de forma discreta, passando pelas laterais, pelos cantos, ao longo das margens, de modo que, apesar de ver telhados, muros e cercas ao longe, dá a sensação de pedalar pelo verde. "Urban Gravelbiking" da melhor qualidade!
Quanto mais seguimos o Traisen em direção ao norte, mais o rio assume o comando de forma decidida. Isso normalmente é ótimo para todos os fãs de pedalar em linha reta, rolar sem inclinações e orientar-se facilmente. Atualmente, porém, isso também significa que os efeitos do devastador alagamento de meados de setembro tornam-se cada vez mais evidentes.
Detritos presos, solo úmido e fétido, erosões, e até mesmo trechos com o asfalto completamente arrancado, testemunham o nível inimaginável da água e a força destrutiva que ela teve. As marcas são mais impactantes quando vistas em edifícios comerciais e paredes de casas, chegando até acima das janelas do térreo.
Mas, ao mesmo tempo, também se pode ver um recomeço e união. As pessoas estão limpando e consertando juntas, erguendo paredes e rebocando, e não é apenas uma das "paradas de ciclistas" nas proximidades da margem que já reabriu neste lindo domingo ao meio-dia.
Já nos deliciamos na padaria da cidade Hink, na praça principal de Wilhemsburg. Cinco minutos antes do fechamento, praticamente invadimos o local e conseguimos convencer o simpático atendimento a nos preparar um delicioso cappuccino para viagem, acompanhado de croissant de chocolate, donut de damasco, coroa de papoula e folhado de queijo. Será que ela, provavelmente não sendo uma bikepacker, sequer imaginava o quanto nos deixou felizes e satisfeitos com isso?
Revigorados, os quilômetros restantes até St. Pölten foram percorridos rapidamente. E mesmo atravessando a capital estadual, onde realmente não esperávamos, a ciclovia Traisental nos indicou um caminho agradável – incluindo um speed-sightseeing pelo bairro governamental.
Finalmente aquecidos, estamos agora pela primeira vez usando a coleção do próximo ano da Odlo como deve ser: shorts e camisa, com a jaqueta corta-vento como backup. As camisas e bermudas masculinas balançam levemente ao vento, enquanto o conjunto feminino tem um ajuste esportivo e justo, mas ainda assim confortável. Uma leve sensação de verão começa a tomar conta.
Mais vinho
Depois de deixar o rio Traisen, seguimos por amplos prados e campos, passando por turbinas eólicas e, finalmente, pelo magnífico mosteiro beneditino Göttweig, em um ziguezague de estradas agrícolas retas em direção ao Danúbio. Quanto mais nos aproximamos dos vales Krems e Kamp, mais os ciclistas sentem o cheiro do lar e aceleram.
Contra sua pressa e ímpeto, resta apenas pedir um pano de limpeza e Variolube. Se há algo que esses senhores não suportam, são correntes barulhentas. As nossas foram claramente afetadas pelo slalom seco e arenoso dos buracos nas proximidades de St. Pölten. Então, paramos o grupo e aplicamos o lubrificante até que a corrente ronronasse suavemente (e a respiração se acalmasse).
Claro que o Komoot ainda guarda alguns truques para reduzir um pouco o ritmo, oferecendo curtas, mas belíssimas vistas do monte Göttweiger e do sul do vale de Krems, além de nos conduzir por trilhas cobertas de vegetação.
Mas, em algum momento, é inegável que estamos de volta à região vinícola. As vinhas começam a se erguer suavemente, com fileiras de videiras nos flanqueando. Suas folhas brilham em tons de amarelo, laranja e vermelho, enquanto seus troncos firmes criam raízes profundas no solo fértil de loess.
Pelo Sauberg e pela rua de adegas de Langenlois, entramos na cidade do vinho.
Nos divertimos. E quase não quebramos nada.
Vamos brindar a isso. Saúde!Mais orgulho de finisher
Os clientes do restaurante na Ursin Haus, na Kornplatz, não fazem ideia de onde viemos ou quem somos. Mesmo assim, eles nos parecem fãs interessados enquanto passamos por eles, deslizando pelo cruzamento da Kornplatz com o máximo de estilo possível.
Os visitantes do Loisium, que estavam embarcando no ônibus de viagem em frente ao Mundo do Vinho quando chegamos, sabem ainda menos sobre o que nos motiva. E mesmo assim, oferecemos a eles um sorriso discreto e triunfante.
Não realizamos nenhum feito esportivo extraordinário. Não quebramos recordes. Não enfrentamos uma rota particularmente difícil, nem desafiamos nenhum perigo especial.
Mas completamos toda a nossa jornada com uma notável rotina, tranquilidade e solidariedade. Em troca, tudo correu como planejado: sem avarias, sem ferimentos, sem erros de planejamento, sem atrasos. Nos divertimos. E quase não quebramos nada.
Por isso, podemos levantar nossos copos com confiança. Saúde!
Como uma pequena surpresa, Michi trouxe da vinoteca não um típico Grüner Veltliner da região, mas sim um Pinot Noir muito refinado. Além disso, sanduíches e, da autora, uma pulga atrás da orelha: "Vocês ainda se lembram que em 2026 o segundo Loisium deve ser inaugurado na França? Champagne - Alsácia. E então, que tal...?
Informações sobre os hotéis Loisium
O Loisium Spa & Wine Hotel Langenlois está situado no meio dos vinhedos do Kamptal, na região de Waldviertel, na Baixa Áustria, ao lado da vinoteca chamada Loisium Weinwelt, que inclui uma adega interativa. Além de sua arquitetura extraordinária e expertise notável em vinhos, este hotel quatro estrelas destaca-se pela Loisium Bikewelt.
Esta loja de bicicletas, localizada diretamente no edifício do hotel e equipada com uma oficina, possui como grande diferencial um Trek Demo-Center. Isso significa que, mediante uma taxa, está disponível uma ampla frota de bicicletas para aluguel, que são ajustadas individualmente antes de serem entregues. Até mesmo um ajuste profissional da bicicleta (bike fitting) é possível. Aqueles que são encaminhados por lojistas da região para realizar testes extensivos na Bikewelt têm a taxa de aluguel reembolsada em caso de uma compra posterior efetiva.
Os hóspedes do hotel recebem um desconto de dez por cento em todos os serviços da Loisium Bikewelt. No entanto, a loja e suas ofertas estão abertas a todos os entusiastas de bicicletas.
O Loisium Südsteiermark transpõe o conceito da sede original – Hotel Wine & Spa mais vinoteca – sem a adega interativa, para Ehrenhausen an der Weinstraße, o portal para a maior região vinícola da Estíria Verde.
Aqui, há uma “versão light” da Bikewelt: e-MTBs e bicicletas elétricas de entrada baixa para aluguel, disponíveis em um container próximo, que são regularmente mantidas pelo gerente da Bikewelt, Michael Mitterbacher; além disso, há uma garagem de bicicletas espaçosa, instalações para lavagem, estação de serviço DIY, dicas de roteiros e muito mais.




